A criação de uma rede observacional georreferenciada na escola para o monitoramento das chuvas e de desastres naturais- com atividades de produção de pluviômetros artesanais – será apresentada pela equipe do Projeto Cemaden Educação, durante o III Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul, que ocorrerá na próxima semana, em Taubaté (SP).
Uma oficina sobre gestão de riscos de desastres dentro das escolas e na comunidade, direcionada a educadores da rede de ensino, será realizada pela equipe do Projeto Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – durante o III Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul, no próximo dia 22 de setembro, das 8h às 17h, na sede do Sesc, em Taubaté (SP).
A proposta da oficina é a de criar uma rede observacional georreferenciada na escola para o monitoramento das chuvas e riscos de inundações, secas e deslizamentos de terra. Pesquisadores e educadores do Projeto Cemaden Educação irão orientar sobre o processo de produção de pluviômetros artesanais, feitas com material de garrafas de plástico PET, bem como sua utilização para medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada, durante um determinado tempo e local, para monitoramento da região.
Também, serão mostradas as experiências e atividades realizadas junto aos alunos e professores do ensino médio das escolas, dentro do Projeto Cemaden Educação, com o objetivo de contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no contexto da educação ambiental e de sociedades sustentáveis e resilientes.
O III Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul é uma realização da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social do Comitê de Bacias Hidrográficas do rio Paraíba do Sul. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail encontrodeeducadores@comiteps.sp.gov.br