Capa » Sala de Situação

Sala de Situação

A Sala de Situação se insere na Coordenação-Geral de Operações e Modelagens e é subordinada à Divisão de Monitoramento e Alertas. A equipe de servidores que atua neste local é multidisciplinar, composta por tecnologistas das especialidades  de Desastres Naturais, Geodinâmica ou Geologia, Extremos Hidrológicos e Extremos Meteorológicos.

As atividades Operacionais de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, na sala de situação, são realizadas em regime contínuo 24 horas por dia, todos os dias do ano. Neste local, são integradas as informações disponíveis de tempo e clima, para as áreas de risco de ocorrência de desastres nos municípios prioritários, e a partir da análise multidisciplinar desses dados é feita uma avaliação para emissão de alertas.

Sala de Situação, São José dos Campos/SP.

A infraestrutura da sala de situação, em São José dos Campos-SP, tem capacidade para 20 especialistas, que dispõe de videowall, gabinete de crise com sistema de telepresença, modernos computadores e sistema de emergência para fornecimento de energia elétrica. No intuito de garantir o monitoramento constante, mesmo sob condições adversas, a estrutura é replicada e interligada, diretamente por sistema de videoconferência, com a Sala de Situação do Cemaden em Cachoeira Paulista/SP. Ambas, através do gabinete de crise, estão interligadas ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), órgão do Ministério da Integração (MI), para auxiliar ao Sistema Nacional de Defesa Civil.

Desde dezembro de 2011 o Cemaden opera 24 horas por dia, 7 dias por semana na sala de situação. Sempre com uma equipe multidisciplinar em estado permanente de observação para todo território brasileiro, acompanhando a atuação de sistemas meteorológicos e a evolução das condições hidrológicas e geodinâmicas, assim como os possíveis impactos socioambientais relacionados à desastres naturais nos municípios monitorados pelo Centro. Esta avaliação é conduzida pela equipe e, de acordo com o tipo de risco presente no município, das condições meteorológicas atuais e previstas, principalmente relacionadas com o volume acumulado de precipitação e nível atual do rio e prognosticado, será decisiva para a confecção do alerta de risco.

Dentro do procedimento de monitoramento, elaboração e emissão de alertas pelo Cemaden existem quatro diferentes níveis de operação e alerta, sendo eles (i) Observação; (ii) Moderado; (iii) Alto; (iv) Muito Alto.