Cemaden Educação

Rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres

Acesse o site do Projeto Cemaden Educação

O Cemaden Educação é um projeto que tem como objetivo contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes.

O projeto Cemaden Educação foi implantado em 2014 tendo por foco a atuação junto às escolas de Ensino Médio localizadas em cidades com áreas de riscos de desastres socioambientais. Atualmente, o projeto encontra-se em fase piloto de execução.

Metáfora: cada escola participante se torna um Cemaden micro-local, um espaço para realizar pesquisas, monitorar o clima, compartilhar conhecimentos, entender e emitir alertas de desastres. Além de fazer a gestão participativa de intervenções com suas comunidades.

Utilização criativa das novas tecnologias de informação e comunicação em três eixos complementares:

  • ciência cidadã, pesquisa, coleta de dados locais, análise e disponibilização de resultados em rede;
  • compartilhamento de informações, por meio de um sistema colaborativo (crowdsourcing) entre as escolas participantes via site: http://educacao.cemaden.gov.br e aplicativo de celular.
  • Com-VidAção – Comissão de Prevenção de Desastres e Proteção da Vida, envolvendo escola, comunidade, defesa civil entre outros atores sociais para a gestão participativa de intervenções na comunidade.
Reconhecido como prática inspiradora pela Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em inglês), o projeto foi indicado como referência de boas práticas a ser implementada na formação e sensibilização de Educação em nível nacional. A publicação da UNFCCC relaciona o projeto Cemaden Educação ao Artigo 6º da Convenção, que destaca a necessidade da execução de programas de educação e a participação pública no tratamento da mudança do clima e prevenção de desastres naturais.

 

Confira também

Campanha com as Escolas para a data internacional da redução de riscos de desastres

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 13 de outubro como o Dia Internacional da …