Capa » Monitoramento » RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2020.

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2020.

Os mapas abaixo apresentam o risco de seca na agricultura familiar não irrigada, considerando o cultivo de feijão e plantios nos meses de agosto, setembro e outubro. De forma geral, os municípios que realizaram o plantio no mês de outubro/20, tiveram um total de 9 municípios com risco alto (1 Rio de Janeiro, 1 São Paulo, 3 Rio Grande do Sul, 4 Santa Catarina) e 284 municípios com risco moderado, sendo a maior parte deles na região Sul entre os estados do Rio Grande do Sul (103) e Santa Catarina (110). Por outro lado, os municípios que realizaram o plantio no mês de setembro apresentaram risco baixo ou muito baixo no mês de outubro. Nos estados do Sul, 66 municípios foram classificados com risco moderado (6 Paraná, 23 Rio Grande do Sul, 37 Santa Catarina). A última figura apresenta o risco final para os municípios que iniciaram o plantio no mês de agosto e, portanto, encerraram o ciclo no mês de outubro. De forma geral, nas regiões Centro-Oeste e Norte, a maior parte dos municípios foram classificados com risco baixo, sendo apenas dois municípios do Mato Grosso do Sul com risco alto. A região Sudeste por sua vez apresentou 311 municípios com risco baixo e 334 com risco muito baixo. Em contrapartida a região Sul finalizou esse ciclo (com início em agosto), com 253 municípios classificados com risco baixo e 643 com risco muito baixo. Ressalta-se que as regiões categorizados com risco baixo e moderado na Figura I e II, com safra vigente, finalizarão o ciclo do feijão no mês de novembro e dezembro, respectivamente, sendo estes aqueles com maiores chances de um possível impacto na agricultura familiar.

  • Plantio: Out./20
  • Plantio: Set./20
  • Plantio: Ago./20  


 


 

 

O mapa de risco de seca para a agricultura familiar é elaborado mensalmente a partir das variáveis físicas de ameaça de seca, tais como o déficit de precipitação, umidade do solo e índice de vigor vegetativo, combinadas com informações sobre as vulnerabilidade e capacidades locais da agricultura familiar. Como informações sobre as vulnerabilidades e capacidades adaptativas são usadas, por exemplo, percentual dos estabelecimentos de agricultura familiar de sequeiro; dependência econômica das atividades agroprodutivas; com o destaque que todas as variáveis são filtradas exclusivamente para a agricultura familiar. Além disso, é utilizado o calendário agrícola disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para o feijão 1ª, 2ª e 3ª safra. As intensidades do risco indicam os municípios que poderão ser mais ou menos impactados pela seca agrícola.
DOWNLOAD  INFORMATIVO DOWNLOAD DOS DADOS REGISTRO DE IMPACTOS
REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância. Você pode enviar suas informações pelo link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS .

Para mais informações fale conosco: secas@cemaden.gov.br

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …