Capa » Monitoramento » Secas no Semiárido » Situação da Seca no Semiárido e Impactos – Agosto de 2019

Situação da Seca no Semiárido e Impactos – Agosto de 2019

Sumário

De acordo com o Índice Integrado de seca (IIS) para o mês de agosto, foi registrada a intensificação das condições de secas, principalmente no norte do Maranhão, Rio Grande do Norte, sul do Piauí e oeste da Bahia. Segundo o IIS, 217 municípios estão classificados com condição de seca moderada e apenas 5 municípios com condição de seca severa, estes últimos inseridos nos estados do Maranhão e Rio Grande do Norte. Considerando apenas a informação por satélite (índice VSWI), 140 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas de uso impactadas pela seca.

 

1) Índice Integrado de Seca (IIS) – Agosto de 2019 

Figura 1 – Índice Integrado de Seca referente ao mês de agosto de 2019.

A avaliação do IIS para o mês de agosto em relação ao mês anterior (julho):

  • Seca Fraca:aumento de 327 para 226 municípios.
  • Seca Moderada:redução de 232 para 217 municípios.
  • Seca Severa:redução 3 para 5 municípios.
  • Seca Extrema:manteve 0 município.
  • Seca Excepcional:manteve 0 município.

2) Impactos observados 

No Ceará, alguns dos municípios identificados na condição de seca, na avaliação do IIS para o mês de agosto de 2019, também estão entre os 20 municípios com alto risco de incêndios florestais neste estado (como Acopiara, Banabuiú e Morada Nova), conforme o recente Mapeamento das Áreas de Risco de Incêndios Florestais no Estado do Ceará elaborado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme, http://www.funceme.br), o que merece atenção, visto que as queimadas no estado costumam aumentar no segundo semestre do ano. No Estado da Paraíba, dentre os municípios que estavam na condição de seca em agosto de 2019, encontram-se Uiraúna, Picuí e Triunfo, que tiveram seus reservatórios de água com volume abaixo de 5% da sua capacidade máxima neste mês, de acordo com o monitoramento realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA, http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/monitoramento/). Impactos na agricultura e na pecuária também foram registrados em municípios do Semiárido em situação de seca, como no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, onde diversos animais morreram de fome e sede devido à seca na região há mais de seis meses, prejudicando pequenos produtores rurais, conforme reportado pelo Portal Vilson Nunes (https://vilsonnunes.com.br/noticias/) e pelo Jornal Folha do Vale (https://folhadovale.net/).

  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.

 

 

Clique na imagem para ampliar.

 

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 

O índice Integrado de Seca (IIS) é uma combinação (média geométrica) das informações provenientes do índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI), o qual é calculado a partir de dados de sensoriamento remoto, e do Percentil de precipitação, que é calculado a partir de dados observacionais de chuva. O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km. O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico). Por sua vez, o percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido. São consideradas as seguintes classificações: Seca extrema (precipitação abaixo do percentil 5); Seca severa (precipitação entre os percentis 5 e 10); Seca moderada (precipitação entre os percentis 10 e 30); Seca fraca (precipitação entre os percentis 30 e 50).
 

3) Avaliação por satélite das áreas mais Impactadas 

Figura 2 – Municípios com pelo menos 50% de área impactada pela seca referente ao mês de agosto de 2019.

Com relação à avaliação dos impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens, de acordo com o índice VSWI, 140 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas de uso impactadas no mês de agosto, número superior ao mês anterior (49). Os estados da Bahia, Minas gerais e Rio Grande do Norte são os que concentraram o maior número de municípios. Apesar desses números é importante ressaltar que a próxima estação chuvosa na região inicia apenas a partir do mês de outubro, ou seja, toda a região Nordeste e a porção semiárida do Brasil se encontram naturalmente na estação seca.

 

4) Água disponível no solo – média por microrregiões em Agosto de 2019

Perdas na produtividade agrícola podem ocorrer devido a períodos prolongados de seca e baixos valores de água disponível no solo, especificamente valores abaixo de 0,4, representados no mapa pelas cores vermelho, laranja e amarelo. A água disponível no solo foi calculada utilizando-se de medidas de umidade do solo em 20 cm, normalizadas para o intervalo entre o ponto de murcha permanente e a saturação. A escala numérica e de cores se refere a proporção de água disponível no solo. Nessa figura são mostradas todas as microrregiões do semiárido. Atualmente nenhuma região em especial se encontra no período chuvoso. Algumas regiões do sul da Bahia continuam com valores baixos de água no solo (tons de marrom a amarelo), sugerindo a ocorrência de déficit hídrico. As demais regiões não tiveram diferenças significativas em relação ao mês anterior.

Figura 3 – Água disponível do solo referente ao mês de agosto de 2019.

 

A água disponível no solo é calculada utilizando-se da metodologia do Índice de Umidade do Solo (SMI, na sigla em inglês). Esse índice é calculado subtraindo-se o valor do ponto de murcha permanente (PMP) da umidade do solo volumétrica e dividindo-se esse valor pela diferença entre a capacidade de campo e o PMP Os valores de SMI mostrados aqui são calculados com a umidade do solo medida a 20 cm de profundidade. Essa normalização da umidade do solo resulta na fração da água disponível para extração por raízes, porém abaixo da saturação. Valores de SMI abaixo de 0,4, ou 40% da água disponível, são reconhecidos como condições de início do estresse hídrico, com possíveis danos ao desenvolvimento vegetativo e perda de produtividade.
 

REGISTRO DE IMPACTOS: Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de secas no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  de pequenos impactos são de extrema importância para avaliar a qualidade do monitoramento e avaliação de secas do Cemaden. Por gentileza, preencha o breve questionário no link: REGISTRO DE IMPACTOS DE SECAS 

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …