Capa » Monitoramento » Secas no Semiárido » Situação da Seca no Semiárido e Impactos – Dezembro de 2018

Situação da Seca no Semiárido e Impactos – Dezembro de 2018

Sumário

De acordo com o Índice Integrado de seca (IIS) para o mês de dezembro, de maneira geral, houve atenuação das condições de secas em grande parte da região, principalmente no Estado da Bahia e nos municípios localizados no agreste e zona da mata. Por outro lado, nos Estados do Maranhão e Piauí, o número de municípios em condição de seca moderada aumentou.  Segundo o IIS, 55 municípios estão classificados com condição de seca moderada e severa em toda a região.  Os municípios com condição de seca severa foram identificados nos Estados do Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte e juntos somam cerca de 33.351 mil habitantes.

Índice Integrado de Seca (IIS) – Dezembro de 2018 

A avaliação do IIS para o mês de setembro em relação ao mês anterior (novembro):

  • Seca Fraca:redução de 187 para 77 municípios.
  • Seca Moderada:aumento de 376 para 51 municípios.
  • Seca Severa:redução de 40 para 4 municípios.
  • Seca Extrema:redução de 40 para 0 município.
  • Seca Excepcional:manteve 0 município.
  • AL
  • SE 
  • MA
  • CE
  • RN 
  • PE
  • PB
  • BA 
  • ES
  • MG
  • PI
Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

 

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.

 

Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 

 

 
Clique na imagem para ampliar.

 
Clique na imagem para ampliar.

 

 

O índice Integrado de Seca (IIS) é uma combinação (média geométrica) das informações provenientes do índice de Suprimento de Água para a Vegetação (VSWI), o qual é calculado a partir de dados de sensoriamento remoto, e do Percentil de precipitação, que é calculado a partir de dados observacionais de chuva. O índice VSWI é derivado de dados de NDVI e temperatura do dossel, oriundos do sensor MODIS a bordo dos satélites AQUA e TERRA – resolução de 1 km. O índice indica condição de seca quando o valor do NDVI (índice de vegetação) é baixo (o que indica baixa atividade fotossintética) e a temperatura da vegetação é alta (indicando estresse hídrico). Por sua vez, o percentil é usado como forma de classificar o status de cada município, segundo o montante de precipitação recebido. São consideradas as seguintes classificações: Seca extrema (precipitação abaixo do percentil 5); Seca severa (precipitação entre os percentis 5 e 10); Seca moderada (precipitação entre os percentis 10 e 30); Seca fraca (precipitação entre os percentis 30 e 50).
 

Municípios com pelo menos 50% de área impactada pela seca (considerando apenas as áreas de pastagens e agrícolas) de acordo com o VSWI 

Os impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens estão concentrados principalmente na porção leste da Região Semiárida, incluindo os municípios inseridos nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. De acordo com o índice VSWI, 128 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas de usos impactadas no mês de dezembro de 2018.  É importante ressaltar que em parte dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, o período de plantio na agricultura familiar tem seu inicio no mês de janeiro, sendo, portanto importante o monitoramento das condições de umidade do solo a partir desse período para essas regiões.

Levantamento de propriedades rurais localizadas nos municípios com mais de 75% de área em condição de seca

 

Estado % Minifúndio % Pequena Propriedade % Média Propriedade % Grande Propriedade Total de Propriedade
PB 88.16 9.15 2.48 0.21 1453
PE 96.75 2.80 0.42 0.03 15901
RN 93.84 4.03 2.12 0.00 471
SE 82.32 12.10 4.57 1.01 1380

Destaca-se que o Estado de Pernambuco é o que apresenta o maior número de municípios com mais de 50% de área impactada e também o maior número de propriedades rurais impactadas.

 

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …