Sumário
De acordo com o Índice Integrado de seca (IIS) para o mês de novembro, de maneira geral, houve atenuação das condições de secas em grande parte da região, com exceção da região central do Estado da Bahia, onde ocorreu aumento do número de municípios em condições de seca moderada. Municípios localizados nos Estados de Sergipe e Alagoas permanecem com condições de seca entre as categorias severa e extrema. Segundo o IIS, 40 municípios estão classificados com condição de seca severa e 40 com condição de seca extrema, esses municípios somam cerca de 1,6 milhões de pessoas.
Índice Integrado de Seca (IIS) – Novembro de 2018
A avaliação do IIS para o mês de setembro em relação ao mês anterior (agosto):
- Seca Fraca: redução de 327 para 187 municípios.
- Seca Moderada: aumento de 363 para 376 municípios.
- Seca Severa: redução de 105 para 40 municípios.
- Seca Extrema: redução de 178 para 40 município.
- Seca Excepcional: redução de 55 para 0 municípios.
- AL
- SE
- MA
- CE
- RN
- PE
- PB
- BA
- ES
- MG
- PI
Clique na imagem para ampliar.
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
[/lightbox]
Porcentagem do município impactado pela seca (considerando apenas as áreas de pastagens e agrícolas) de acordo com o VSWI
Os impactos da seca em áreas de atividades agrícolas e/ou pastagens estão concentrados principalmente na porção leste da Região Semiárida, incluindo os municípios inseridos nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e leste da Bahia. De acordo com o índice VSWI, 422 municípios apresentaram pelo menos 50% de suas áreas de usos impactadas no mês de outubro de 2018. Apesar destes números é importante ressaltar que apenas o norte de Minas Gerais e parte Bahia estão com calendário agrícola vigentes (agricultura familiar).