Nesta sexta-feira (03/05), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:
- Região Norte: Amazonas, Amapá e Pará.
Ainda há previsão de chuva nas bacias dos Rios Madeira, Solimões, Juruá e Purus. Nas bacias hidrográficas dos rios Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões e Negro, há municípios em que o nível do rio já atingiu a cota de transbordamento. No entanto, é BAIXA a possibilidade de ocorrência de novos processos hidrológicos nessas bacias. Para as capitais Macapá (AP) e Belém (PA), é BAIXA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos, devido à previsão de chuva na forma de pancadas ao longo do dia.
- Região Nordeste:
A previsão meteorológica indica condições para pancadas de chuva para a região do Recôncavo Baiano e Sul da Bahia, sendo BAIXA de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Especificamente para Salvador, ressalta-se que, concretizando a previsão, poderá haver impacto significativo relacionado aos deslizamentos de terra.
- Região Sudeste: Minas Gerais.
Devido à previsão meteorológica indicar a possibilidade de pancadas de chuva no centro-sul de Minas Gerais, tem-se que é BAIXA a possibilidade de eventos hidrológicos, com destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Figura 01. Mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.