Capa » Destaque » 07/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

07/10/2021 – Previsão de Risco Geo-Hidrológicos

Nesta quinta-feira (07/10/2021), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir:

Risco Hidrológico

Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Considera-se MODERADA a possibilidade de eventos de risco hidrológico nas regiões Vale do Ribeira, Metropolitana e Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, nas mesorregiões Sul, Norte e Noroeste Fluminense e na Zona da Mata Mineira, devido a previsão de pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde, favorecendo eventos de enxurrada urbana, inundações pontuais dos tributários, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas (Figura 1).

Figura 1 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

 

Risco Geológico

Região Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Considera-se MODERADA a possibilidade movimentos de massa no Vale do Paraíba Paulista (especialmente Campos do Jordão), a região Serrana do Rio de Janeiro, Zona da Mata Mineira e sul do Espírito Santo, devido a previsão de pancadas de chuvas e acumulados prévios, que podem ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais (Figura 2).

Figura 2 – Mesorregiões brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos de movimento de massa. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link

abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Outubro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …