Capa » Monitoramento » Monitoramento Hidrológico » Bacia do Rio Madeira » 02/02/2018 – Previsão de vazão para bacia do Rio Madeira

02/02/2018 – Previsão de vazão para bacia do Rio Madeira

 

O rio Madeira é um dos principais afluentes do rio Amazonas com extensão total de aproximadamente 3315 km. Sua bacia banha três países: Brasil, Bolívia e Peru. Além da importância ambiental, o rio Madeira é essencial para a economia de muitas regiões por proporcionar a pesca e o transporte hidroviário. Um complexo hidrelétrico também faz parte do Rio Madeira, composto por duas usinas de grande porte: usina hidrelétrica de Jirau e Santo Antônio, ambas são responsáveis pela geração de 7 000 MW  para as regiões Centro Oeste e Sudeste do Brasil a partir de Porto Velho.

 

Previsão hidrológica por conjunto

A técnica de previsão de tempo por conjunto tem sido largamente usada por vários centros espalhados pelo mundo, para levar em conta as incertezas sobre as previsões e assim geram múltiplas previsões para o mesmo local. Este produto tem se tornado muito atrativo para sistemas de previsões de inundações potencializando estender as previsões com melhor qualidade. A previsão de tempo por conjunto é considerada como entrada no modelo hidrológico que produz as predições para a descarga dos rios. Um exemplo de um hidrograma “spaghetti” por conjunto para um evento é mostrado na Figura 1, onde se observa as vazões de cada elemento do conjunto (azul claro) estimadas pelo modelo hidrológico, as vazões máximas e mínimas (vermelho tracejado) e os quantiles (95% e 5%) (verde).  Os modelos de previsão meteorológica utilizados no sistema são: a) Modelo atmosférico do Centro Europeu, ECMWF (“European Centre for Medium-Range Weather Forecast”), constituído de 51 membros e resolução espacial de 20 km, aproximadamente; b) Modelo atmosférico da NOAA (“National Oceanic and Atmospheric Administration”), GEFS (“Global Ensemble Forecast System”) previamente conhecido como GFS  Global Ensemble (GENS), constituído por 21 membros e resolução espacial de 50 km, aproximadamente.

Figura 1 – Ilustração de um sistema de previsão hidrológica por conjunto.

Precipitação acumulada (ECMWF – GloFAS): próximos 10 dias

Figura 2.  Precipitação acumulada para os próximos 10 dias, prevista com o modelo atmosférico ECMWF.

 

MHD acoplado com o ECMWF:  Guajará-Mirim

Figura 3. Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 10 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do ECMWF. (Gujará-Mirim: Rio Mamoré)

MHD acoplado com o GEFS: Guajará-Mirim

Figura 4. Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 15 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do GEFS. (Gujará-Mirim: Rio Mamoré)

MHD acoplado com o ECMWF:  Miraflores

Figura 5.  Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 10 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do ECMWF. (Miraflores: Rio Madre de Dios)

MHD acoplado com o GEFS: Miraflores

Figura 6.  Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 15 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do GEFS.  (Miraflores: Rio Madre de Dios)

MHD acoplado com o ECMWF: Jusante Rio Beni

Figura 7.  Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 10 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do ECMWF. (Rio Madeira)

MHD acoplado com o GEFS: Jusante Rio Beni

Figura 8.  Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 15 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do GEFS. (Rio Madeira)

MHD acoplado com o ECMWF: Porto Velho

Figura 9.  Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 10 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do ECMWF. (Rio Madeira)

MHD acoplado com o GEFS: Porto Velho

Figura 10.  Previsão por conjunto de vazão, para os próximos 15 dias, do  MHD alimentado com dados obtidos  do GEFS. (Rio Madeira)

 

Contato:

Márcio Augusto Ernesto de Moraes

marcio.moraes@cemaden.gov.br

(12) 3205 – 0146

 

Agradecimentos:

 

Confira também

SITUAÇÃO ATUAL E PROJEÇÃO HIDROLÓGICA PARA RESERVATÓRIO TRÊS MARIAS – 13/09/2021 ANO 5 Nº 48

O reservatório da usina hidrelétrica de Três Marias, localizado na porção alta da bacia do …