Capa » Riscos geo-hidrologicos » 31/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

31/05/2017 – Previsão de risco geo-hidrológico

Previsão de riscos geo-hidrológicos para 31/05/2017

Nesta quarta-feira (31/05), o cenário de risco de eventos de inundação e/ou movimentos de massa para o Brasil é apresentado a seguir:

  • Região Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte.

A previsão meteorológica indica a continuidade de chuva, na forma de pancadas intermitentes, na faixa litorânea entre Alagoas e o Rio Grande do Norte. Devido à precipitação observada nos últimos dias, os acumulados pluviométricos estão elevados nesta porção. A chuva prevista associada à vulnerabilidade dessas áreas em destaque mantém ALTA a possibilidade de abertura e atualização de alertas para processos de movimento de massa e de risco hidrológico.

  • Região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Há previsão de pancadas de chuva para a metade norte do RS, em grande parte de Santa Catarina e do Paraná. Desta forma é ALTA a possibilidade de abertura/ atualização de alertas de inundação, na região nordeste do Rio Grande do Sul e na Bacia do Rio Uruguai, onde estes processos já ocorrem devido às chuvas dos últimos dias. Também, é ALTA a possibilidade de abertura de alertas para eventos de enxurradas devido à previsão de pancadas de chuva de forte intensidade, desde a Região Metropolitana de Porto Alegre, nordeste do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e faixa leste do Paraná.

Com relação aos processos de movimento de massa: As chuvas dessa quarta-feira podem aumentar os acumulados registrados no leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, sendo ALTA a possibilidade de abertura/atualização de alertas para este processo.

Formulário de Ocorrências de Desastres Naturais

Gostaria de contribuir registrando ocorrência de eventos de caráter geodinâmico (movimento de massa) e/ou hidrológico (inundação e/ou enxurrada) no seu município?  Sua informação é bem-vinda,  mesmo  ocorrências  pequenas são de extrema importância para avaliar a qualidade dos alertas emitidos pelo CEMADEN.

Por gentileza, preencha o breve questionário no link abaixo: http://www2.cemaden.gov.br/ocorrencias/index.php

Confira também

RISCO DE SECA NA AGRICULTURA FAMILIAR: Setembro/2021.

A Figura I mostra o risco de seca para o plantio realizado no mês de …