Os modelos e experiências de cálculos dos fluxos e descargas de águas provenientes de fortes chuvas nos cruzamentos de ruas, provocando inundações urbanas, foram trazidos pelo professor Richard John Perkins, da Universidade de Lyon (França) aos pesquisadores e tecnologistas do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Cemaden-MCTI), durante a palestra realizada na instituição, em São José dos Campos, na manhã desta terça-feira (11.11).
As palestras e discussões sobre metodologias de monitoramento de desastres naturais e de mudanças climáticas fazem parte do Projeto Temático “Vulnerabilidade, Impactos e Adaptação”, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), trazendo os mais destacados pesquisadores nacionais e internacionais para debaterem temas junto aos especialistas em desastres naturais do Cemaden-MCTI.
O palestrante Prof. Richard John Perkins desenvolve pesquisas no Laboratório de Mecânica de Fluidos e Acústica, da Universidade de Lyon, atuando nas áreas da Engenharia Mecânica, Aeroespacial e Civil. Durante a palestra, foram apresentadas simulações numéricas dos fluxos das águas para prever a distribuição das águas pluviais nos cruzamentos de ruas das cidades.
No final de sua apresentação, os pesquisadores e tecnologistas do Cemaden de São José dos Campos – e por videoconferência de Cachoeira Paulista – puderam debater e trocar experiências referentes às metodologias de monitoramento e previsão das inundações urbanas, abordando aspectos práticos aplicados nas pesquisas nacionais.
“A comparação dos dados experimentais apresentados demonstra grande potencial na prevenção de inundações urbanas.”, avalia o Coordenador-Geral de Monitoramento e Operação do Cemaden, Eduardo Mário Mendiondo. “ As parcerias entre a Universidade de Lyon e o Cemaden contribuem para ampliar as condições de monitoramento do fluxo das enxurradas urbanas, levando as questões até a sociedade, no planejamento e nas obras urbanas, para prevenção de inundações nas cidades.”, conclui o coordenador.
Dentro do Projeto Temático, estão previstas palestras no Cemaden nos dias 20, 24 e 27 de novembro, respectivamente, com os pesquisadores Prof. Maarten Krol, da Universidade de Twente (Holanda), Prof. Emmanouil Anagnostou, da Universidade de Connecticut (EUA) e Prof. Yosuke Yamashiki, da Universidade de Kyoto ( Japão).