O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – e a Visiona Tecnologia Espacial S.A. assinarão, na próxima segunda-feira (18), Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolverem, em conjunto, soluções baseadas em sistemas e sensores de satélites de observação da Terra e coleta de dados.
A cooperação objetiva, também, o desenvolvimento de tecnologias que resultarão em uma melhoria considerável no gerenciamento das plataformas de coletas de dados do Cemaden. Tais plataformas são usadas no monitoramento e na emissão de alerta de desastres geo-hidrológicos, como movimentos de massa ou deslizamentos, inundações e enxurradas.
A assinatura ocorrerá na sede do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no próximo dia 18 de junho, às 14 horas, com a presença dos diretores do Cemaden e da Visiona, além de autoridades de instituições federais e locais.
Evento : Assinatura de Protocolo de Intenções entre Cemaden e Visiona
Data : 18 de junho de 2018 (segunda-feira)
Horário : 14 horas
Local : Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)
Endereço: Parque Tecnológico de São José dos Campos – Avenida Doutor Altino Bondensan, 500 –Distrito Eugênio de Melo, São José dos Campos (SP) – km 137 – Rodovia Pres. Dutra
Autoridades presentes:
Osvaldo Moraes- diretor do Cemaden; João Paulo Rodrigues Campos – presidente da Visiona; Marco Antonio Raupp- diretor do Parque Tecn. de São José dos Campos; Felício Ramuth – prefeito de S.J.Campos; –Petrônio Noronha de Souza – Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, além de outras instituições e autoridades locais.
Ascom-Cemaden e Visiona