Uma comitiva composta por coordenadores e estudantes das áreas de Ciências, Engenharia e Aeronáutica – integrantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos (Massachusetts Institute of Technology-MIT) e do Instituto Alpha Lumen (IAL) – visitou, na manhã desta terça-feira (22), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – no Parque Tecnológico em São José dos Campos (SP). Os visitantes conheceram as atividades de monitoramento, a rede observacional, o desenvolvimento de produtos integrados, a Sala de Operação, além de projetos de pesquisas e de ciência cidadã.
Dentro da programação, o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados do Cemaden, Eduardo Luz, fez a apresentação sobre o funcionamento da rede observacional, o sistema de acesso aos dados de monitoramento de riscos de desastres, além da explicar sobre os produtos integrados desenvolvidos pelo Cemaden.
No projeto participativo com a sociedade, a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber, mostrou os trabalhos desenvolvidos junto às escolas, universidades e Defesas Civis para a conscientização e prevenção de riscos de desastres, com a participação de estudantes no desenvolvimento de atividades da ciência cidadã. A analista em ciência e tecnologia, Fernanda Aguiar, fez a apresentação institucional do Cemaden, as instituições parceiras e as atividades de pesquisas relacionadas com desastres socioambientais e geo-hidrológicos.
Os estudantes conheceram a Sala de Situação do Cemaden e receberam explicações da tecnologista e meteorologista, Mariana Palotta, sobre o monitoramento nos 958 municípios do território nacional – mapeados com áreas de risco de desastres geo-hidrológicos. Foi mostrado o sistema de emissão de alertas de desastres, no trabalho com equipe de profissionais das áreas de meteorologia, geologia, hidrologia e de desastres naturais.
A programação da visita foi organizada pela analista em ciência e tecnologia, Selma Santos, das Relações Institucionais do Cemaden. Essa visita fez parte da programação de duas semanas em São José dos Campos, desenvolvida pelo projeto MIT International Science & Technology Initiatives (MISTI), pelo programa Laboratórios de Ensino Global (do MIT Brasil) e do Instituto Alpha Lumen. A proposta do projeto é levar estudantes a vários países para compartilhar seus conhecimentos, em parceria com instituições estrangeiras, executando oficinas com atividades práticas relacionadas à ciência e tecnologia.
Além do Cemaden, os estudantes visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), todas instituições científicas sediadas em São José dos Campos.
Fonte : Ascom/Cemaden