A secretária de Educação de Campos do Jordão (SP), Marta Esteves e o professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP- de Campos do Jordão), Luiz Gustavo Oran, estiveram no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos (SP), no último dia 15, reunidos com a equipe e os coordenadores dos Programas WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), pesquisador Victor Mamanna e do Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber. O objetivo da reunião foi a implementação de estratégias e das ações voltadas à disseminação de conhecimentos e popularização da Ciência e Tecnologia, junto aos alunos das escolas públicas e universidades, sediadas no município de Campos do Jordão.
Com apoio da Prefeitura, a A Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão aderiu ao programa WASH/Cemaden Educação para aplicar em todas escolas de Ensino Fundamental II do município. O programa tem como instituição promotora o Instituto Federal de São Paulo, campus de Campos do Jordão, na coordenação do professor e engenheiro civil, Luiz Oran, e como instituição executora a Prefeitura do município.
Instituto Federal promove os programas WASH/Cemaden Educação
Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Campos do Jordão (SP), promoveram, no início de dezembro do ano passado, uma oficina junto com o pesquisador do Cemaden, Victor Mammana, responsável pelo Programa WASH ( Workshop de Aficionados em Software e Hardware), para discutirem as metodologias e estratégias do programa.
“O programa visa motivar alunos do Instituto Federal para que, junto com os professores municipais, participem de oficinas de programação na rede pública municipal, principalmente desenvolvendo joguinhos com a temática de desastres naturais”, informa o pesquisador do Cemaden e coordenador do Programa WASH.
O município de Campos do Jordão é um dos municípios monitorados pelo Cemaden, com diversas áreas de risco de inundações e deslizamentos. Nesse município, foram instalados os primeiros equipamentos do projeto piloto de monitoramento de encostas urbanas para prevenção de deslizamentos do Cemaden.
Metodologias associadas do Programa Cemaden Educação e Programa WASH fortalecem o trabalho voltado à redução de risco de desastres
O Programa Cemaden Educação, desde 2014, compartilha novas práticas e metodologias educacionais para disseminar ciência e tecnologia nas escolas e comunidades, direcionado à percepção e prevenção de riscos de desastres socioambientais. No final do ano passado, o Cemaden Educação adotou, também, as metodologias do Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), integrando temáticas de ciência, tecnologia, matemática, arte e engenharia às demais temáticas do Cemaden Educação.
O Programa WASH, iniciado no Brasil, em 2013, pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, é uma atividade de promoção do “Science, Technology, Engineering and Mathematics– STEM” e se diferencia de outros programas por canalizar seus recursos orçamentários para bolsas de iniciação científica, destinadas aos alunos do ensino médio, técnico e de graduação, para atuarem como multiplicadores no programa para estudantes do ensino fundamental. O Programa WASH é uma atividade livre, de educação informal, realizada por alunos do ensino fundamental, médio, técnico e de graduação. As atividades, em geral, costumam ser quase que totalmente práticas, levando os estudantes a se exercitar e a desenvolver sua imaginação, limites, criatividade e interação.
O trabalho integrado, envolvendo metodologias dos programas Cemaden Educação e WASH, permitirá expandir as atividades nas escolas dos municípios monitorados pelo Cemaden, no trabalho de prevenção de riscos de desastres socioambientais e popularização da ciência.
Fonte: Ascom/Cemaden