Organizado pelo Cemaden, o evento reunirá, entre os dias 04 a 06 de abril de 2017, as Defesas Civis estaduais e municipais para avaliar e discutir o aprimoramento da emissão de alertas de risco de desastres naturais.
O I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden, organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações- conta com a parceria do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) – do Ministério da Integração Nacional – e do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepedec).
O evento ocorrerá entre os dias 04 a 06 de abril de 2017, no Parque Tecnológico em São José dos Campos (SP), reunindo coordenadores e membros das Defesas Civis estaduais e municipais, para avaliar e discutir o conteúdo, tempestividade e disseminação dos Alertas de Desastres Naturais, além das perspectivas do aprimoramento desses alertas.
O Cemaden pretende estabelecer e consolidar uma comunicação contínua com Defesas Civis, após a emissão do alerta feita pelo Cemaden. Para isso, a programação está sendo elaborada junto às Defesas Civis, inserindo suas exposições e intercâmbio das experiências locais e regionais. O seminário também contará com palestras técnico-científicas sobre monitoramento, alerta e prevenção de riscos de desastres naturais.
“O retorno da comunicação das Defesas Civis ao Cemaden – no feedback da situação e ações decorrentes dos alertas recebidos – contribuirão para o conhecimento e avaliação da consistência e qualidade dos dados monitorados e emissão eficaz dos alertas.”, frisa o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes. O diretor explica que essa comunicação contínua e sistematizada possibilitará a construção da integração necessária à atuação sinérgica dos diversos órgãos brasileiros, os quais atuam no gerenciamento de risco de desastres, em níveis federal, estadual e municipal.
Monitoramento e alertas de risco de desastres naturais
Criado em 2011, por meio do Decreto nº 7.513, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no âmbito do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – atualmente, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – tem a missão fundamental de monitorar e emitir alertas da provável ocorrência de desastres associados aos fenômenos naturais, utilizando tecnologias modernas de monitoramento e previsões hidrometeorológicas e geodinâmicas, com dados da rede observacional própria e da rede de instituições parceiras.
Operando 24 horas por dia, sem interrupção, o Cemaden monitora, em todo o território nacional, as áreas de risco de 957 municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais. Envia os alertas de riscos de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), o qual retransmite para os órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil, auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil. Desde dezembro de 2011, o Cemaden já emitiu cerca de 6 mil alertas de riscos de desastres naturais.