Capa » Noticias » Cemaden recebe visita de alunos integrantes de projeto de extensão científica

Cemaden recebe visita de alunos integrantes de projeto de extensão científica

A comitiva de alunos do ensino de escola estadual, em São José dos Campos (SP), participa do projeto de extensão intitulado “Meteorologia na Escola”, coordenado pela Unesp, com a parceria do Projeto Cemaden Educação.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recebeu, nesta terça-feira (21), a visita da comitiva composta por 28 alunos do ensino médio e dois professores da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio – integrantes de projeto de extensão científica denominado “Meteorologia na Escola” – e de três professores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), ambas instituições sediadas no município de São José dos Campos (SP).

Acompanhados pela equipe do Projeto Cemaden Educação, os alunos visitaram a Sala de Situação, recebendo  explicações sobre o funcionamento da rede observacional para o monitoramento, emissão de alertas e sobre  desastres naturais. A apresentação foi  feita  pelo geólogo Enos Nobuo Sato,  da área de geodinâmica  de desastres naturais e pelo meteorologista Diego Oliveira de Souza, da área de extremos meteorológicos.

Projeto científico na escola

 “Meteorologia na Escola” é o nome do projeto de extensão da Unesp,  parceira do projeto científico desenvolvido na escola estadual – dentro da disciplina optativa denominada “Estação Meteorológica”. Os estudantes do 1º ao 3º anos do ensino médio conhecem os fenômenos que ocorrem  na atmosfera, estudados pela Meteorologia, aplicando os conceitos de Física, Matemática e Química, entre outras áreas da ciência exata. Estão programadas diversas atividades a serem desenvolvidas, entre elas, a realização de  oficinas para a construção de uma estação meteorológica digital.

Dentro do projeto de extensão em que os alunos participam, estão previstos desenvolver os conhecimentos científicos sobre os impactos de eventos extremos e a importância da conscientização das mudanças climáticas e ambientais. Nesse contexto, o Projeto Cemaden Educação é parceiro para a inclusão de  práticas e ações direcionadas à prevenção e à diminuição dos riscos de desastres naturais.

O projeto de extensão “Meteorologia na Escola”, da Unesp, é  coordenado pelos professores Luana A. Pampuch, Antônio Carlos Saraiva e Adriano Gonçalves Reis, da Faculdade de Engenharia Ambiental da Unesp, localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A disciplina “Estação Meteorológica”, desenvolvida na escola estadual,  é ministrada pela professora Rosa Maria de Sousa Santos, da área de Geografia e pelo professor Dimas João, da área de Física.

Além da visita à Sala de Situação do Cemaden, os alunos conheceram os laboratórios e a estação meteorológica da Unesp, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Também assistiram palestras dos professores da Unesp e do Projeto Cemaden Educação.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …