Capa » Noticias » A importância da água para o clima e preservação do planeta é a temática do Projeto Ciência e Cultura deste sábado (19)

A importância da água para o clima e preservação do planeta é a temática do Projeto Ciência e Cultura deste sábado (19)

 

“Água é vida, direito, dever e poder” será o tema que vai pautar os debates com especialistas e as atividades do terceiro programa do “Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?”, a ser apresentado neste sábado, 19 de setembro, às 19 horas, no Canal do Programa WASH, no  YouTube. A proposta do projeto é levar um ambiente de aprendizado da ciência e da cultura, com muita diversão e arte, para todo o público.

A coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber, pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – é a convidada do físico Wil Namen, do Movimento Nós Somos a Ciência. Durante a conversa no programa, a pesquisadora abordará a questão da preservação da água, dos riscos da poluição para nossos recursos hídricos, bem como a importância da água ao clima e à preservação do planeta.

O programa deste sábado destaca, também, os oceanos e a vida marinha. O físico Namen e a equipe do projeto foram até Guarujá – município do litoral de São Paulo – e visitaram o Aquário Acqua Mundo, espaço que reproduz a vida nos oceanos. A bióloga e gerente de Educação Ambiental do Aquário, Silvia Borges, mostrou os riscos pela falta de respeito do homem com a água e suas consequências para a vida aquática dos animais de águas salgada e doce.

E, nesta semana, a participação das escolas do WASH no “Ciência e Cultura, vamos brincar” é direta do município de Prado Ferreira (PR), onde será apresentada uma experiência para confeccionar pluviômetro.  O programa traz, ainda, o momento das brincadeiras pela equipe da Cia. Cultural Bola de Meia, com música, “contação” de histórias e surpresas.

O Projeto Ciência e Cultura é uma coprodução do Programa WASH/STEAM (Workshop Aficionados em Software e Hardware, no contexto do STEAM -metodologia que inclui atividades de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia, com apoio do Cemaden Educação, Institutos Federais (IFs), Câmara de Deputados e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os episódios dos programas anteriores do projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?” podem ser acessados pela inscrição no Canal do Programa WASH:

Link da página: https://www.facebook.com/programawashsteam

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCySuERkhMctPnxDf6H_gsDQ

(Fonte :Ascom/Cemaden com Assessoria de Imprensa do Programa WASH)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …