O Cemaden Educação e diversas instituições de ciência, tecnologia, educação e cultura da região se uniram para promover a SNCT no Vale do Paraíba do Sul, com uma programação de eventos que acontecem entre os dias 15 e 20 de outubro, em São José dos Campos.
Com o tema deste ano “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-2018) promovida, em todo o território nacional, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, terá uma programação regional no Vale do Paraíba do Sul, entre os dias 15 e 20 de outubro, com diversos eventos a serem realizados no município de São José dos Campos (SP).
Dentro da programação, o Cemaden Educação – projeto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – está organizando a Mostra Científica das escolas da região, para ocorrer no dia 18 de outubro (quinta-feira), das 14 às 17 horas, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos.
Mostra científica das escolas
Além do tema da SNCT “Ciência para a Redução das Desigualdades” – dentro do contexto dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas – a Mostra Científica organizada pelo Cemaden Educação também abordará o tema “Redução de Risco de Desastres e Vulnerabilidade da População”. As escolas poderão mostrar experimentos e produtos resultantes de pesquisas, atividades e projetos realizados, no formato de maquetes, cartazes, banners, protótipos, entre outras apresentações. Também, poderão ser inscritos vídeos, que serão apresentados paralelo à mostra científica.
Sarau Ciência & Arte
Ainda dentro do Parque Vicentina Aranha, o Cemaden Educação organiza o Sarau Ciência & Arte na Redução das Desigualdades e Vulnerabilidades junto aos estudantes e professores inscritos para apresentações de expressão artística (música, teatro, poesia e outros). O sarau ocorrerá no quiosque do Pavilhão São José, no dia 18 de outubro, no período das 14h30 às 15h30.
As instituições promotoras da SNCT 2018 do Vale do Paraíba são: Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT Unesp), Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, Associação para o Fomento de Arte e Cultura (AFAC) do Parque Vicentina Aranha, Projeto Ciência no Parque, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Instituto Florestal de São Paulo, Visiona Tecnologia Espacial, e Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER Brasil).
Inscrições das escolas
Inscrições e participação para expor trabalhos no formato de sarau artístico, mostra científica e vídeo podem ser realizadas pelo link: https://goo.gl/G9tzqk
(Fonte: Ascom-Cemaden)