Capa » Noticias » Ações para aprimorar o sistema de alerta antecipado de risco de deslizamentos serão apresentadas na próxima semana

Ações para aprimorar o sistema de alerta antecipado de risco de deslizamentos serão apresentadas na próxima semana

banner-reuniao-gides2

Cemaden e Cenad mostrarão os resultados do trabalho de quatro anos do Projeto Gides – envolvendo pesquisadores e especialistas brasileiros e japoneses – com a apresentação do Manual de Monitoramento e Alerta e do Manual de Orientação para elaboração do Plano Municipal de Contingência.  O objetivo do trabalho foi desenvolver uma metodologia para aprimorar as ações de prevenção e redução do risco de deslizamentos e movimentos de massa. A reunião técnica ocorrerá na próxima semana, em São José dos Campos, nos dias 4 e 5 de outubro.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos (Cenad), do Ministério da Integração Nacional – farão a apresentação, respectivamente, do Manual de Monitoramento e Alerta e da estrutura do Manual do Plano de Contingência, na próxima Reunião Técnica do Eixo Monitoramento e Alerta do Projeto Gides, a ser realizada nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Formação do Educador Profª. Leny Bevilacqua, no Parque da Cidade, em São José dos Campos (SP).

As novas metodologias implementadas nos manuais de Monitoramento- Alerta e do Plano de Contingência foram resultados de pesquisas em campo, reuniões técnicas, intercâmbios científicos entre Brasil e Japão, desenvolvidos desde 2013, pelo Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Projeto Gides).

Esse projeto desenvolveu a aplicação experimental das novas metodologias, equipes, sistemas informatizados e salas de operação, em áreas dos municípios piloto de Nova Friburgo e Petrópolis (RJ) e de Blumenau (SC), com a participação direta de especialistas em gestão de risco e das Defesas Civis locais.

 O Projeto Gides finaliza os trabalhos neste ano. Nesta última reunião, também serão discutidas ações e planos futuros entre Cemaden, Cenad e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Manual de monitoramento e emissão de alertas

O Manual Técnico para Elaboração, Transmissão e Uso de Alertas de Risco de Movimentos de Massa foi elaborado para melhorar o sistema de monitoramento, previsão, alertas e alarme para as áreas de risco de movimentos de massa, em todo o território nacional. O manual busca atender a quatro requisitos fundamentais: primeiro, ampliar a compreensão dos processos de monitoramento e do início do risco do processo de movimento de massa, com base em dados do índice de chuva.

Em segundo, o manual permite implementar e padronizar a compreensão dos princípios e características do Sistema de Alerta Antecipado (SAA) para movimentos de massa,  como definições básicas, desde o cálculo dos limiares até a elaboração e transmissão de alertas e alarmes, com o uso de ferramentas compartilhadas e complementares, nos níveis federal, estadual e municipal.

Outro requisito fundamental, entre os objetivos da elaboração desse manual, é facilitar – em um Sistema de Alerta Antecipado – a compreensão das principais etapas, protocolos, processos, funções de cada órgão envolvido, capacitando as instituições  para a melhor utilização do sistema, adotando uma linguagem simples e clara. E, por último, produzir a melhoria da realidade operacional no País, com referência à organização e eficácia dos alertas e alarmes de movimentos de massa.

Esse manual será compartilhado tanto pelo Cemaden como pelas Defesas Civis Estaduais e Municipais, com abordagens sobre a melhoria dos alertas, sobretudo em questões relativas a sua antecipação, clareza e adequação ao uso operacional pelas Defesas Civis Estaduais e Municipais.

Além da proposta do aperfeiçoamento das ações atualmente executadas em relação ao monitoramento, previsão, alerta e alarme, o manual também elencas as propostas de melhoria contínua do Sistema de Alerta Antecipado, em médio e longo prazo.

 

(fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …