Capa » Noticias » Ações sobre prevenção de desastres socioambientais serão apresentadas em escola de Cunha

Ações sobre prevenção de desastres socioambientais serão apresentadas em escola de Cunha

Organizado pelo Projeto Cemaden Educação e pela Escola Estadual Paulo Virgínio, o evento será realizado na próxima terça-feira (22), no município de Cunha (SP), reunindo professores e alunos do ensino fundamental e médio, pesquisadores do Cemaden, além de especialistas de instituições educacionais, sociais e ambientais.

A apresentação dos resultados das atividades pedagógicas desenvolvidas neste ano na área de educação socioambiental e de prevenção de desastres naturais é o objetivo do evento denominado “Diálogos de Cidadania na Prevenção de Desastres Socioambientais”, que reunirá professores e alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Paulo Vírginio, na próxima terça-feira (22), no município de Cunha (SP), localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A escola é integrante do Cemaden Educação, projeto piloto implantado, desde 2014, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para incentivar os estudantes a desenvolverem pesquisas, monitorar o clima, produzir e compartilhar seus conhecimentos. O objetivo é o de contribuir para a geração de uma cultura da percepção de riscos de desastres, no amplo contexto da educação ambiental e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes.

Na programação do evento “Diálogos de Cidadania na Prevenção de Desastres Socioambientais, estão previstas a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, como pesquisas, vídeos, apresentações artísticas, exposição de fotos, entre outras. As apresentações estão intercaladas com palestras de pesquisadores do Cemaden,  que abordarão temas sobre monitoramento, alerta e prevenção de desastres naturais. Também estão previstas a realização de mesas redondas para  discussões de diversos temas relacionados ao evento.

O evento está sendo organizado pelo Projeto Cemaden Educação e pela Escola Estadual Paulo Vírginio, com as parcerias da  Diretoria de Ensino da Região de Guaratinguetá; Secretaria Municipal de Educação; Programa Escola da Família; Projeto Sala de Leitura; Parque Estadual da Serra do Mar; OSCIP Serra Acima; Colégio Albert Einstein de Guaratinguetá.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …