Capa » Noticias » Campanha #AprenderParaPrevenir do Cemaden Educação está na etapa de votação popular

Campanha #AprenderParaPrevenir do Cemaden Educação está na etapa de votação popular

A 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir de 2020, abordando o tema “Desastres, Desastres, Desastres! O que podemos fazer? E a Educação ? ”, está em fase de votação popular, até o  próximo dia 12 de fevereiro, para a premiação dos melhores trabalhos realizados nas comunidades locais e apresentados nos vídeos inscritos no ano passado.

A campanha organizada pela equipe do Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – é voltada ao incentivo de ações de Educação para Redução de Risco de Desastres para todo o País.

Participam da campanha: Escolas, Defesas Civis, Universidades e, no ano passado, a inclusão da participação de pessoas e entidades que trabalham na Saúde da Família. Essa inclusão foi pela temática da 5ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir, tratando sobre prevenção de desastres socioambientais e incluindo os biológicos, com abordagens de ações desde a pandemia até as mudanças climáticas. Outra novidade, devido a pandemia, os trabalhos inscritos foram os registros em vídeo das campanhas locais virtuais, realizadas nas variadas abordagens  da Campanha #AprenderParaPrevenir.

Para conhecer e votar nas campanhas selecionadas

As campanhas locais inscritas e selecionadas estão classificadas por categorias (Escola, Defesa Civil, Universidade, Programa Saúde da Família e Outros).

Para conhecer as campanhas locais selecionadas na 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir e realizar a votação popular, pode acessar o Facebook do Programa Cemaden Educação no endereço : https://www.facebook.com/cemadeneducacao

Os vídeos estão disponíveis no Facebook do Cemaden Educação desde o dia 21 de janeiro e permanecerão até o 12 de fevereiro. Nesse período, os likes recebidos pelos vídeos publicados no Facebook do Cemaden Educação serão contabilizados como votos para a premiação por aclamação popular. Serão válidas apenas as curtidas nas publicações originais, não sendo contabilizadas aquelas recebidas nos compartilhamentos.

Todas as orientações e informações da 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir estão também disponibilizadas no site do Cemaden Educação:  http://educacao.cemaden.gov.br/

Campanha do ano passado e o Cemaden Educação

Com a temática “Desastres, Desastres, Desastres! O que podemos fazer? E a Educação?”,  na  5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir – organizada pelo Cemaden Educação –  foram realizados seis webinários, com encontros e debates virtuais quinzenais, reunindo  educadores, especialistas e cientistas, que compartilharam as experiências do trabalho participativo junto às escolas e comunidades para a disseminação da ciência e  tecnologia.

No balanço da campanha de 2020, de julho a setembro, foram reunidos 18 palestrantes especialistas de 13 instituições, que abordaram temas desde vulnerabilidades socioambientais e de Saúde, até as experiências nas Escolas, Universidades e Defesas Civis para a redução do risco de desastres.

O Programa Cemaden Educação realiza a Campanha #AprenderParaPrevenir desde o ano de 2016. Foi reconhecido pela Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em inglês) como projeto de referência de boas práticas a serem implementadas na formação e sensibilização de Educação, em nível nacional. A publicação da UNFCCC relaciona o Cemaden Educação ao Artigo 6º da Convenção, que destaca a necessidade da execução de programas de educação e a participação pública no tratamento da mudança do clima e prevenção de desastres naturais.

Fonte: Ascom/Cemaden

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …