Capa » Noticias » Cemaden abre inscrições, até o dia 13 de junho, para receber propostas e experiências sobre proteção e defesa civil, dentro do Projeto ELOS

Cemaden abre inscrições, até o dia 13 de junho, para receber propostas e experiências sobre proteção e defesa civil, dentro do Projeto ELOS

O Projeto ELOS é desenvolvido pela Sedec/MDR, por meio de cooperação internacional com o PNUD- em parceria científica com o Cemaden/MCTI – para levantamento de informações sobre estrutura e capacidades das defesas civis municipais. O projeto visa, posteriormente, elaborar a proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil nos municípios brasileiros. Os projetos, ideias e experiências – inscritos e selecionados – serão apresentados em seminário do Projeto Elos,  a ser realizado  nos  dias 22 , 23 e 24 de junho.

A equipe de pesquisadores do Projeto ELOS, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – está convidando toda a sociedade para participar e contribuir com projetos, iniciativas, ideias e experiências sobre o aprimoramento de iniciativas de proteção e defesa civil. Para essa participação, estão abertas as inscrições até o próximo dia 13 de junho, para inserir na plataforma as propostas e ideias relacionadas à proteção e defesa civil, com o objetivo de difundir informações e conhecimento, semeando e aprimorando as ações e exemplos de boas práticas.

Uma comissão científica selecionará alguns trabalhos para a apresentação oral no Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil, evento virtual que ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021.

Outras propostas e projetos, mesmo que estejam em fase de formação, poderão ser compartilhados em formato de pôster eletrônicos, após submetidos à comissão científica.

Seminário de Boas Práticas em Defesa Civil – dias 22 a 24 de junho

Promovido pelo Projeto ELOS, o Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil será virtual e tem como objetivo a troca de ideias e experiências entre defesas civis, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários, setor privado, entre outros atores e interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

Os eixos de pesquisa e das atividades do Seminário do Projeto ELOS

As capacidades e necessidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil  estão sendo pesquisadas pelo Projeto ELOS em três eixos: 1º) Estruturação: envolve envolve os aspectos técnico-administrativos como recursos físicos, humanos e organizacionais da defesa civil municipal; 2º) Capacitação: relacionado aos aspectos formativos (de profissionalização), como treinamentos e aprimoramento de capacidades da instituição e de seus profissionais; 3º) Governança: sobre aspectos interinstitucionais, como relações e parcerias com atores públicos, privados, terceiro setor e comunidade.

Esses três eixos irão guiar as atividades do evento, que prevê não só a apresentação de iniciativas e trabalhos em formato e-pôster ou oral, mas também estandes temáticos com materiais e informações sobre estruturação, capacitação e governança, voltadas para os atores que compõem o Sistema de Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Além disso, nos três dias do seminário serão apresentadas iniciativas e ações que possam inspirar outras regiões, e possivelmente tornaram-se boas práticas no futuro, conforme os critérios estabelecidos pela Sedec/MDR. “O evento virtual funcionará como uma “incubadora de idéias” para fortalecer o diálogo e os elos do sistema, ainda mais nesses tempos de pandemia. A pandemia nos ensina que cada vez mais precisamos fortalecer o lema ‘defesa civil somos todos nós’”, explica Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden e coordenador do Projeto ELOS.

Projeto ELOS – parceria Sedec/MDR e Cemaden/MCTI

O Projeto ELOS é desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017- Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria para implementação e pesquisa científica com o Cemaden/MCTI.

Inscrições de propostas-projetos até o dia 13 de junho

A inscrição é gratuita e o evento é virtual, podendo ser acompanhado pelo celular ou computador. Acesse https://app.virtualieventos.com.br/seminarioelos ou aponte a câmera do seu celular para o QR code que aparece abaixo

Os interessados podem se inscrever pelo  Canal Telegram do Projeto ELOS para receber informes do evento (https://t.me/projetoelosdefesacivil). Em caso de dúvidas, pode fazer o contato com a equipe do projeto no Cemaden, pelo email: projeto.elos@cemaden.gov.br .

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …