O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – abriu inscrições para uma vaga de especialista em jornalista de dados, produção multimídia e comunicação científica. A vaga é para trabalhar no Projeto ELOS, coordenado por Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden. O prazo de inscrição vai até o dia 20 de maio de 2021.
O bolsista trabalhará com desenvolvimento de metodologias de comunicação científica para visualização de dados qualitativos e quantitativos, relacionados à análise das capacidades e necessidades dos órgãos municipais de proteção e defesa civil. O(A) candidato (a) selecionado(a) trabalhará de forma remota.
O (A) candidato (a) deve ter, preferencialmente formação, em design gráfico, design digital, produção multimídia, jornalismo de dados e áreas afins; habilidade com ferramentas para criação de projetos gráficos, infográficos, domínio de planilhas eletrônicas, identidade visual, diagramação e editoração de relatórios científicos; saber criar em Illustrator, Photoshop ou InDesign, Canvas etc.; conhecimento no Pacote Adobe; ter capacidade de colaborar na criação coletiva de projetos de análises, programação e visualização de dados; dedicar-se integralmente ao projeto de pesquisa; não ser servidor público; ter disponibilidade imediata.
O (A) selecionado (a) receberá bolsa no valor entre R$ 4 mil a R$ 7 mil (dependendo da titulação e da experiência) por um período de 3 meses (até 31 de julho de 2021). Não é permitido acúmulo de Bolsas de pesquisa. O pagamento da Bolsa é por entrega de produto, não é por mês.
Processo de seleção:
- Os (as) candidatos (as) deverão enviar seu CVs e um portfólio com até 3 de seus projetos recentes através do formulário do google forms: https://forms.gle/B5fMVmNt8BzEkXMv7
- A segunda fase de seleção será composta por entrevista virtual. Os (as) candidatos(as) selecionados(as) serão contatados (as) por email até dia 21 de maio [somente candidatos(as) selecionados (as) serão contatados(as)].
Em caso de dúvidas, escrever para victor.marchezini@cemaden.gov.br ou contatar através do perfil do pesquisador na plataforma Linkedin (https://br.linkedin.com/in/victor-marchezini-5b69b21b )
Fonte: Ascom/Cemaden