Capa » Noticias » Cemaden aponta cenários de permanência da seca em várias regiões do País e o baixo nível dos reservatórios

Cemaden aponta cenários de permanência da seca em várias regiões do País e o baixo nível dos reservatórios

Projeções de cenários de permanência da seca em várias regiões do País -principalmente, nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul – e baixo nível dos reservatórios, principalmente da Região Sul são os impactos do reflexo do volume de chuvas nessas regiões nos meses  novembro e início de dezembro.

O Diagnóstico e Cenários dos extremos pluviométricos (secas e inundações) e seus impactos em diferentes setores econômicos são apontados no último Boletim de Impactos em Áreas Estratégicas para o Brasil, neste mês de dezembro de 2020,  elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

No mês de novembro de 2020, a Sala de Situação do Cemaden enviou 341 alertas, com 58 ocorrências registradas em municípios monitorados, sendo 46 de risco hidrológico e 12 de risco geológico.

No monitoramento das bacias hidrográficas, os níveis dos rios na região central do País encontram-se abaixo da média, refletindo o baixo volume de chuva nessa região, durante o mês de novembro e início de dezembro.

Comparado ao do mês de outubro, o Índice Integrado de Seca (IIS) aponta uma intensificação da seca em algumas regiões do País no mês de novembro. Com projeção de cenários de IIS para o mês de dezembro (30 % de chuva acima e abaixo do normal), as condições de seca deverão permanecer principalmente na porção sudoeste da Região Norte, nas Regiões Centro-Oeste e Sul, assim como no estado de São Paulo na Região Sudeste.

Os reservatórios do Sistema Cantareira e das Usinas Hidrelétricas (UHEs) Três Marias (rio São Francisco) e Serra da Mesa (rio Tocantins), em 30 de novembro de 2020, apresentaram armazenamento de 32%, 52%, e 24%, respectivamente. Considerando um cenário hipotético de chuvas na média histórica, a projeção de vazão afluente média a estes reservatórios, no trimestre dezembro-janeiro e fevereiro, é de 68%, 74% e 92% da média, com armazenamento no final de fevereiro de 2021 em 45%, 74% e 25%.

Na Usina Hidrelétrica da Região Sul, em Itaipu, e nos reservatórios de Barra Grande, Segredo e Passo Real, os níveis de armazenamento e de vazão afluente atingiram valores mínimos históricos para o período.

Mais informações estão disponibilizados no Boletim de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, no site do Cemaden, pelo link :

http://www2.cemaden.gov.br/categoria/monitoramento/boletim-de-impactos/

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …