Capa » Noticias » Cemaden apresenta os premiados da 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

Cemaden apresenta os premiados da 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

A premiação das campanhas locais virtuais inscritas na 5ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir foi realizada hoje (25), em transmissão pelo Canal do Cemaden Educação no YouTube, além apresentar a temática da próxima campanha , intitulada  “A terra desliza”.

A campanha de 2020 com a temática “Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?” coordenada pelo Programa Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) –  teve o objetivo de incentivar a produção de campanhas locais virtuais  para a conscientização da prevenção de desastres socioambientais, biológicas, incluindo temas  desde as mudanças climáticas até a pandemia.

Foram 50 trabalhos inscritos na campanha do ano passado, com a participação de Escolas, Defesas Civis, Universidade, equipes do Programa Saúde da Família e de instituições governamentais, da sociedade civil ou coletivos, representando 39 municípios e 12 estados brasileiros.

Na abertura do evento, o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, destacou a relevância do Programa Cemaden Educação para o trabalho de prevenção de risco de desastres, incluindo os elementos sociais dentro do sistema de monitoramento e de alerta. “Não se faz prevenção de desastres se não houver Educação. Portanto, o Cemaden Educação é relevante tanto quanto a nossa Sala de Operação.”, enfatizou o diretor. Explanou,  também, sobre  a importância da participação expressiva da comunidade, no trabalho de transformação de nossa realidade para a cultura da sociedade mais resiliente.

A coordenadora do Programa Cemaden Educação, Rachel Trajber, lembrou um trecho da publicação feita pela instituição meteorológica internacional “World Meteorological Organization (WMO)” , destacando  “como as mudanças do clima continuam a ameaçar vidas humanas, ecossistemas e economias, a informação de riscos e os alertas antecipados são cada vez mais vistos como pela chave para a redução de impactos.” Afirmou que a Campanha #AprenderParaPrevenir é uma motivação na mobilização para a prevenção e redução do risco de desastres. “Para que as escolas sejam sustentáveis e resilientes é preciso construir uma sociedade resiliente. E as escolas podem ser uma referência para a construção da sociedade resiliente tanto no currículo, no espaço físico, na gestão, como na relação com a comunidade.”

O evento de premiação, informações sobre as atividades do Cemaden e do Cemaden Educação, a proposta e abrangência da temática da próxima campanha, bem como a apresentação das etapas  da 5ª edição da campanha estão disponíveis no Canal YouTube do Cemaden Educação, no endereço :

 https://www.youtube.com/watch?v=ge0zVKK-xr0

 Premiação

Os trabalhos foram selecionados por voto popular e por mérito (feito por júri técnico em cada categoria). Por votação popular, o participante mais votado, em cada categoria,  receberá um troféu e um kit educativo, na campanha inscrita que recebeu mais likes por categoria. O trabalho selecionado por voto, classificado em segundo lugar com mais likes, em cada categoria, receberá um kit educativo. Os premiados por mérito –  em decisão por júri técnico em cada categoria –  receberão: um pluviômetro semiautomático do Cemaden, um kit educativo e um troféu por categoria.

Campanha # AprenderParaPrevenir 2020 : premiados por voto popular

Categoria Escola:

1º lugar  : E.E.E.I. Márcia Helena Barbosa Lino – (São José dos Campos-SP) – Título da campanha: “ Todos contra a pandemia, não esquecendo a epidemia”

2º lugar : E.E.Souza Bandeira (Cuiabá-MT) – Título da campanha: “Parem as queimadas! @paremasqueimadas”

Categoria Universidade:

1º lugar : Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)/ E.E.Gov. Milton Campos e outras (São João del-Rei-MG) – Título da campanha: “Risco de desastre! Podemos reduzi-lo?”

2º lugar : Universidade Federal da Bahia- Instituto de Geociências (Salvador-BA) -Título da campanha: “ Mapeamento resiliência”

Categoria Defesa Civil:

1º lugar: Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes/ Centro Educacional e Cultural João Martins  (Jaboatão dos Guararapes- PE) – Título da campanha: “Turminha do NUPDEC em ação”

2º lugar : Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barra Longa/E.E. Claudionor Lopes ( Barra Longa-MG) – Título da campanha : “Correspondência online: ações de prevenção e informação no enfrentamento da Covid-19”

Categoria Outros

1º lugar :Secretaria Municipal de Educação de Mauá ( Mauá-SP) – Título da campanha: “Educação em Redução de Riscos de Desastres na Rede Municipal de Mauá-SP”

2º lugar: Museu Interativo de Ciência (São José dos Campos -SP) – Título da campanha: “A alfabetização científica para o enfrentamento de pandemias”

Campanha # AprenderParaPrevenir 2020: premiados por mérito

 Categoria Escola:

Instituto de Educação Lourenço Filho ( Rio Branco-AC) – Título da campanha: “Da minha casa para a sua”

 Categoria Universidade:

Universidade de São Paulo -Escola de Arte, Ciências e Humanidades (EACH-USP) (São Paulo-SP) -Título da campanha: “ Adapta Keraciba”

Categoria Programa de Saúde Familiar:

Universidade de Saúde Costa e Silva  (Porto Alegre-RS) – Título da campanha: “ Rádio fica em casa”

Categoria Defesa Civil:

Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes/ Centro Educacional e Cultural João Martins  (Jaboatão dos Guararapes- PE) – Título da campanha: “Turminha do NUPDEC em ação”

Categoria Outros:

Museu Interativo de Ciência (São José dos Campos -SP) – Título da campanha: “A alfabetização científica para o enfrentamento de pandemias”

Todos os vídeos premiados e dos inscritos na 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir estão disponibilizados no canal do YouTube do Cemaden Educação e no site da campanha, na aba “campanhas locais”.

Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …