Nesta terça-feira (dia 7) ocorrerá, em Brasília, a solenidade de encerramento do acordo de cooperação internacional firmado entre os governos do Brasil e do Japão, ocasião em que serão apresentados os resultados dos trabalhos técnico-científicos, desenvolvidos ao longo de quatro anos, pelo Projeto Gides. Esse projeto envolveu quatro ministérios brasileiros, com o objetivo de aprimorar a gestão de riscos de desastres. Na programação, estão previstas as apresentações de seis manuais e a assinatura do Protocolo de Intenções para a Gestão Integrada de Riscos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – apresentará o Manual Técnico para Elaboração, Transmissão e Uso de Alertas de Risco de Movimentos de Massa, nesta terça-feira (dia 7), em Brasília, inserido na programação do 3º Seminário Bousai, a ser realizado no auditório do Ministério da Integração Nacional.
Resultado de quatro anos de cooperação técnico-científica, no âmbito do eixo monitoramento e alerta do “Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais”(Projeto Gides), o manual elaborado visa aprimorar o protocolo de alertas antecipados, a divulgação de informações de risco e o método de revisão dos dados de desastres. Nesse eixo, os trabalhos envolveram pesquisadores do Cemaden (unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), pesquisadores japoneses da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), além de pesquisadores e membros das Defesas Civis estaduais e dos municípios pilotos de Blumenau/SC, Nova Friburgo/RJ e Petrópolis/RJ.
O Manual de Previsão e Alerta
O referido manual foi apresentado pelo Cemaden na 9ª Reunião Técnica do Projeto Gides, realizada em outubro passado (dias 4 e 5), em São José dos Campos, com a presença de cerca de 70 pessoas, entre pesquisadores e tecnologistas do Cemaden e profissionais do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres -MI), da Agência de Cooperação do Japão (Jica), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de Defesas Civis estaduais e municipais.
O manual foi elaborado com a finalidade de prover informações referentes ao sistema de monitoramento, previsão, alertas e alarme para áreas de risco de deslizamentos e de movimentos de massa, em todo o território nacional. O documento busca atender a quatro requisitos fundamentais: primeiro, ampliar a compreensão dos processos de monitoramento e do início dos riscos de deslizamentos, com base em dados dos índices de chuva, e do deslocamento do solo/rocha. Segundo, o manual amplia e padroniza a compreensão dos princípios e características do Sistema de Alerta Antecipado (SAA), com o uso de ferramentas compartilhadas e complementares, nos níveis federal, estadual e municipal.
Outro requisito fundamental é o de facilitar a compreensão das principais etapas, processos, funções, métodos, sistemas informatizados, protocolos e capacitações necessárias a um Sistema de Alerta Antecipado. E, por último, aprimora a organização e o fluxo das informações desse sistema.”
O evento
O 3º Seminário Bousai contempla programação dividida em duas etapas: inicialmente, serão apresentados seis manuais elaborados ao longo dos quatro anos de cooperação, envolvendo quatro ministérios brasileiros no Projeto Gides. Na segunda parte do seminário ocorrerá a assinatura do Protocolo de Intenções para Gestão Integrada de Riscos pelas autoridades responsáveis pelo projeto.
A equipe do Projeto Gides do Cemaden será representada pelos tecnologistas Tulius Dias Nery e Carla Prieto; e pela pesquisadora Sílvia Saito.
Mais informações e a programação estão disponibilizadas no endereço eletrônico:
(Fonte: Ascom-Cemaden)