Capa » Noticias » Cemaden colabora com o seminário internacional sobre educação e redução de riscos e desastres

Cemaden colabora com o seminário internacional sobre educação e redução de riscos e desastres

O I Seminário Internacional e II Estadual de Educação em Redução de Riscos e Desastres (RDD) ocorrerão na próxima semana, nos dias 03 e 04 de abril, em São Paulo (SP), reunindo pesquisadores, profissionais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e da Educação,  entidades voluntárias e técnicos que atuam na área de  redução de riscos e desastres (RRD).  O objetivo é incentivar a reflexão sobre a cultura de RRD no território nacional, ampliando o debate entre  especialistas e professores, na discussão sobre a importância da formação continuada de professores e técnicos em educação na temática. As discussões também têm a finalidade de reforçar a importância dos planos locais de RRD, em especial, voltados às comunidades escolares.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) colabora com a organização do evento e da mesa redonda “Cultura e Comunidade”. Nessa mesa, debaterão os especialistas convidados : Prof. Manuel Ramires, do Escritório dos EUA de Assistência Internacional para Desastres – para assuntos da América Latina (Office of U.S. Foreign Disaster AssistanceOFDA) e Rachel Trajber , pesquisadora e antropóloga, responsável pelo programa Cemaden Educação.

O seminário (dia 3) será iniciado por meio de videoconferência, com transmissão ao vivo pelo site da Rede do Saber (www.rededosaber.sp.gov.br), das 9h30 às 12h, com link aberto (streaming) para as 91 Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, aos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, aos pesquisadores e público em geral.

A etapa presencial do evento (dia 4) ocorrerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores “Paulo Renato de Souza”, da Secretaria de Estado da Educação (SEE-SP), localizada na Rua João Ramalho, 1.546, Perdizes, São Paulo(SP).  A proposta é convidar especialistas para mesas redondas e debate nos eixos Olhar/Conhecer, Planejar e Praticar.

A Comissão Organizadora do evento é composta, além do Cemaden, pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-SP); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Casa Militar/CEDEC-SP; Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Office of U.S. Foreign Disaster AssistanceOFDA.

Em 2016, foi realizado o I Seminário Estadual de Educação em Redução de Riscos e Desastres, reunindo 400 participantes no Palácio dos Bandeirantes, Auditório Ulysses Guimarães, entre professores da rede estadual de ensino, técnicos de Defesa Civil, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Geológico (IG), Cemaden, lideranças governamentais, entre outros. O evento foi transmitido via streaming e contou com a participação online de cerca de 2 mil pessoas.

As inscrições e informações sobre o I Seminário Internacional e II Estadual de Educação em Redução de Riscos e Desastres (RDD) estão disponibilizadas no site da Defesa Civil do Estado de São Paulo  : (www.defesacivil.sp.gov.br).

(Fonte : Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …