Capa » Noticias » Cemaden desenvolve intercâmbio técnico com União Europeia na área de desastres naturais

Cemaden desenvolve intercâmbio técnico com União Europeia na área de desastres naturais

Com o objetivo de intercâmbio de informações para o desenvolvimento de pesquisas estratégicas que minimizem os impactos dos desastres naturais, pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), estão visitando, nesta semana, a sede do Joint Research Centre (JRC), centro de pesquisas localizado na cidade de Ispra, na Itália.

Essa visita do Cemaden faz parte do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, dentro da atividade “Colaboração em Desastres Naturais Brasil – Europa”, primeira missão prevista no Manual de Execução do Projeto RISC 0002.

Como serviço científico interno da Comissão Europeia, o Centro Comum de Pesquisa (JRC) tem por missão prestar apoio científico e técnico, com foco nos desafios sociais e promove a inovação, através da criação de novos métodos, instrumentos e normas, além do compartilhamento de conhecimentos com os Estados Membros da UE, a comunidade científica e os parceiros internacionais. As principais áreas de colaboração entre as instituições científicas incluem pesquisas sobre solo, água, alterações climáticas, desmatamentos, redução dos riscos de catástrofes e bioeconomia.

Na missão do intercâmbio do Cemaden, estão visitando diversos institutos científicos do JRC – inclusive o departamento de monitoramento- o coordenador-geral de Pesquisas, hidrólogo Mario Mendiondo e o pesquisador em agrometeorologia, Marcelo Zeri.

Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil

Os Diálogos Setoriais são considerados uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia (UE) e o Brasil. Há cerca de 30 diálogos mapeados entre o Brasil e a UE sobre os mais diversos temas, que se dão com base em princípios de reciprocidade e complementaridade, visando o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo. Informações detalhadas na seção Observatório dos Diálogos.

Por meio de intercâmbio de conhecimentos técnicos, o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais entre o Brasil e a União Europeia. É coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …