Capa » Noticias » Cemaden discute Ciência dos Desastres em conferência multidisciplinar sobre ciência e tecnologia na USP de São Carlos

Cemaden discute Ciência dos Desastres em conferência multidisciplinar sobre ciência e tecnologia na USP de São Carlos

A XIV Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações (DINCON 2019) realizada na Universidade de São Paulo (USP) – campus São Carlos, no estado de São Paulo, reuniu diversos pesquisadores e profissionais de áreas multidisciplinares para apresentaram trabalhos e discutirem as dinâmicas e estratégias não convencionais e suas aplicações em ciência e tecnologia.

Na área de Ciência dos Desastres, a pesquisadora Luciana Londe, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) foi a co-organizadora do Mini Simpósio “Dinâmica do Meio Ambiente e suas Consequências”, juntamente com o professor Elbert Macau, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de São José dos Campos.

A pesquisadora do Cemaden apresentou a palestra “ Clima, desenvolvimento, vulnerabilidade e desastres : relações em teia, impactos em cadeia”, estabelecendo uma conexão com a apresentação anterior, feita pelo pesquisador  Manoel Cardoso, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST-INPE) que explanou sobre a dinâmica do fogo na vegetação e relação com fatores climáticos e ambientais. Também associou à temática da seca e eventos extremos, apresentados pelo pesquisador Elbert Macau da Unifesp.

“A intenção foi mostrar como os desastres estão presentes nos contextos discutidos, como as alterações na vegetação e no regime de chuvas, além de apontar as várias possibilidades de trabalhos interdisciplinares na Ciência dos Desastres.”, afirma a pesquisadora Luciana Londe, do Cemaden.”

A XIV edição da Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações (DINCON 2019) ocorreu nos dias 25 a 27 de novembro, organizada pela Escola de Engenharia de São Carlos – (EESC) em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação ( ICMC), da USP, com o apoio Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Eunápolis.

A DINCON é um evento de perfil inter/multidisciplinar com o objetivo de proporcionar um ambiente profícuo à interação entre engenheiros, matemáticos, físicos, químicos, biólogos e outros profissionais. Essa interação  foca  o desenvolvimento de teorias não tradicionais de dinâmica e estratégias não convencionais de controle, bem como suas aplicações em ciência e tecnologia.

 Fonte: Ascom/Cemaden

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …