Capa » Eventos » Cemaden é um dos organizadores da conferência internacional do INCT sobre Mudanças Climáticas

Cemaden é um dos organizadores da conferência internacional do INCT sobre Mudanças Climáticas

Prevista para ocorrer entre os dias 28 e 30 de setembro, o objetivo da conferência é apresentar os resultados finais do INCT para Mudanças Climáticas e discutir as perspectivas nas áreas de conhecimento abordadas pelos vários projetos de pesquisa, além de promover o debate entre pesquisadores e estudantes envolvidos com a temática.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – promoverão a Conferência Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas ( INCT-MC), nos próximos dias 28 a 30 de setembro, no Espaço Apas, São Paulo (SP).  O evento tem apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na conferência serão apresentados os resultados finais do INCT para Mudanças Climáticas e a discussão entre pesquisadores sobre as perspectivas nas áreas de conhecimento abordadas pelo projeto. Este  foi organizado em três eixos científicos principais: a base científica das mudanças ambientais globais, os impactos-adaptação-vulnerabilidade e a mitigação.

Também foram inclusos os esforços de inovação tecnológica em modelos do sistema climático, geossensores para medir a concentração de gases de efeito estufa e o sistema de prevenção de desastres naturais.

A programação do evento, que contempla o tema Resultados Científicos e Perspectivas sobre Mudanças Climáticas, com treze temas integradores, inclui apresentações de conferencistas nacionais e internacionais, de pesquisadores do INCT para Mudanças Climáticas, além da sessão de pôsteres.

O Cemaden participará da conferência no âmbito de  duas palestras: no dia 29 setembro, abordando o Tema  Integrador Desastres Naturais, pela diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais, Regina Alvalá. No dia 30 de setembro, no Tema Integrador Cenários Climáticos para Estudos IVA, a palestra será proferida pelo chefe da Divisão de Pesquisas e Desenvolvimento, o climatologista José Marengo.

Mais informações sobre inscrições de trabalho de pôsteres dos membros do projeto (até 25 de agosto) e inscrições para participar do evento pelo  site http://www.fapesp.br/eventos/inct/.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …