Capa » Noticias » Cemaden e Unesp organizam evento sobre Ciências Matemáticas aplicadas à redução do risco de desastres

Cemaden e Unesp organizam evento sobre Ciências Matemáticas aplicadas à redução do risco de desastres

A aplicação das Ciências Matemáticas para compreensão da ocorrência de fenômenos naturais e para a redução de riscos de desastres socioambientais- bem como suas abordagens com base em estudos, conhecimentos e experiências práticas – serão discutidos no Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, a ser realizado no próximo dia 6 de junho, no Auditório da Unesp – Campus São Dimas, em São José dos Campos(SP).

O evento está sendo coordenado pelos pesquisadores Leonardo Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações –  e Rogério Galante Negri, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

A temática é direcionada a professores, pesquisadores e estudantes de Ciências Matemáticas e Ambientais, coordenadores de Defesa Civil e  formuladores de políticas, entre outros interessados.

Lançamento de livro

Durante o workshop será feito o pré-lançamento do livro “Towards mathematics, computers and environment: a disasters perspective” (Para matemática, computadores e meio ambiente: uma perspectiva de desastres), pela Editora Springer. Alguns autores farão breve palestras sobre os capítulos, entre eles, os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Defesa Civil do Rio de Janeiro, além de autores do Cemaden e  da Unesp.

“Esse livro é o resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo de Pesquisas em Matemáticas e Desastres, criado em 2016, dentro da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)”, destaca o pesquisador do Cemaden, Leonardo Bacelar Santos.

O pesquisador lembra que houve um crescimento dos trabalhos científicos sobre Matemática aplicada à Risco de Desastres, desde o ano de 2015, quando foi organizada uma seção temática no Colóquio Brasileiro de Matemática (realizado no IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Em 2016 e 2017, houve o intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais, iniciando o desenvolvimento de grandes projetos de colaboração internacional, após encontros realizados no Reino Unido, no  Centro Internacional de Ciências Matemáticas (International Centre for Mathematical Sciences).

“No livro, ferramentas de matemática, estatística e computação são apresentadas de forma interdisciplinar, com o objetivo de oferecer subsídios para preparar comunidades e sociedades para os impactos de desastres.”, frisa o pesquisador do Cemaden Leonardo Santos.

O pesquisador explica que há diversas aplicações de Ciências Matemáticas na área de Desastres Socioambientais, desde o uso da Geometria e otimização para expansão da rede de monitoramento, a aplicação da Estatística para detecção de extremos climáticos até a computação para análise de grande volume de dados e apoio à decisão para emissão de alertas.

Informações e Inscrições de trabalhos até dia 28 de abril

Estão abertas as inscrições para a Seção de Pôsteres, cujos trabalhos inscritos serão selecionados por comitê científico multi-institucional e multidisciplinar. O  prazo para as inscrições se estende até o  próximo dia 28 de abril.

Mais informações sobre  o Workshop sobre Ciências Matemáticas e Redução do Risco de Desastres, podem ser obtidas pelo endereço:

https://mathdisasters.wixsite.com/workshop

 

(Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …