O Workshop Brasileiro-Italiano sobre Previsão, Monitoramento e Alerta de Deslizamentos (First Brazilian–Italian Workshop on Landslides Prediction, Monitoring and Warning) reuniu pesquisadores brasileiros e italianos para o intercâmbio científico sobre pesquisas e modelagens, relacionadas aos estudos sobre limiares de chuva no processo de deslizamentos.
O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP), coordenado pelo pesquisador da área de geodinâmica do Cemaden, Márcio Andrade e pelo professor Sílvio Simões, do Instituto de Ciência e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (Unesp- ICT).
Cerca de 30 pesquisadores da Universidade de Firenze ( Itália), do Cemaden e do ICT-Unesp discutiram e conheceram o sistema de previsão e pesquisas realizadas em áreas de deslizamentos, bem como o curso de pós-graduação de Desastres Naturais realizado entre Cemaden e Unesp. O encontro ocorreu no auditório do ICT-Unesp, no Parque Tecnológico de São José dos Campos
Dentro da programação, os pesquisadores italianos conheceram, também, o processo de monitoramento da Sala de Situação do Cemaden e, em seguida, realizaram visita técnica no município serrano de Campos do Jordão (SP). Conheceram o local onde estão instalados os equipamentos que compõem a rede de instrumentação geotécnica do Cemaden e também a sede da Defesa Civil do município.
A intenção do intercâmbio entre pesquisadores do Cemaden e da Universidade de Firenze é realizar parcerias para o fortalecimento da rede de pesquisa entre as instituições.
Programação Workshop_ItaloBrasileiro_final
Fonte: Ascom/Cemaden