Capa » Noticias » Cemaden Educação lança a 3ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

Cemaden Educação lança a 3ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

Com o objetivo de incentivar as comunidades escolares a refletirem sobre os desastres socioambientais, unindo esforços na construção e no fortalecimento da proteção de suas comunidades, foi lançada, nesta semana, a Campanha #AprenderParaPrevenir pelo Cemaden Educação, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A Campanha #AprenderParaPrevenir de 2018 está na 3ª edição e foi lançada no último dia 22 de abril (Dia da Terra), abrindo as inscrições para que escolas, Defesas Civis e universidades de todo o País divulguem seus projetos educativos na área da prevenção de riscos de desastres socioambientais. Neste ano, a campanha traz o tema “Água [D+ ou D-] = desastre?”,  temática considerada desafiadora para a sustentabilidade planetária.

A maioria dos desastres registrados nas cidades brasileiras está relacionada com a falta ou o excesso de água. Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. Sem chuva, há impactos socioambientais provocados pela seca e pelas queimadas florestais.

A campanha estimula os seguintes questionamentos :  ”Mas será que é mesmo a água ou a chuva que geram tantos desastres? Apenas o excesso ou a falta de água podem causar desastres? Está certo ‘culpar’ a água pelos desastres?”. O objetivo das discussões, nesta edição da campanha,  é estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educativas para a redução de riscos de desastres, conservação da água e de enfrentamento das mudanças no clima.

As inscrições abertas no dia 22 de abril  vão se estender até  01 de outubro de 2018,  e podem ser feitas no site pelo endereço: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018.  

A premiação ocorrerá por sorteio de pluviômetros semiautomáticos do Cemaden e kits educativos  aos participantes que inscreveram seus projetos, conforme o Guia de Orientação da Campanha #AprenderParaPrevenir. A responsável pelo Cemaden Educação, pesquisadora e antropóloga Rachel Trajber, explica sobre a campanha no vídeo disponibilizado no portal do Cemaden e também com acesso disponibilizado no YouTube, pelo endereço: https://www.youtube.com/watch?v=VI7MLw42rls

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no Cemaden Educação pelo site  http://educacao.cemaden.gov.br/, ou pelo e-mail: educacao@cemaden.gov.br ; Facebook: Cemaden Educação.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …