Capa » Noticias » Cemaden Educação promove plantio de árvores com estudantes para prevenção de impactos socioambientais

Cemaden Educação promove plantio de árvores com estudantes para prevenção de impactos socioambientais

O Cemaden Educação  do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) –    o qual trabalha, junto às escolas,  a disseminação da ciência cidadã para redução de riscos de desastres –  estará realizando atividades com estudantes do ensino básico, na semana do Dia Mundial da Água (dia 22 de março), no projeto de plantio de cerca de 140 mudas de árvores nativas, na região da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo.  Essa atividade conta com a parceria do Viveiro Florestal de Taubaté do Instituto Florestal (unidade do Sistema Ambiental Paulista) e outras entidades.

O objetivo é conscientizar as comunidades escolares para restauração ecológica, e, ao mesmo tempo, mostrando a relação para a prevenção de riscos de desastres socioambientais com a preservação da mata ciliar nas margens dos rios, diminuindo os impactos provocados por assoreamento dos rios  e  as enchentes.

A primeira atividade será no dia 21 de março, com a participação de estudantes da Escola Estadual José Mazella, na cidade de Taubaté, para o plantio de árvores nativas às margens do Ribeirão das Antas, localizado ao lado do Viveiro Florestal, no bairro Registro.

No dia 22 de março, o plantio das mudas ocorrerá nas margens do rio Paraíba do Sul, próximo ao endereço das escolas participantes:  EMEF Professora Vera Babo de Oliveira e Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, em São José dos Campos.

No mês de junho, o Projeto Cemaden Educação fará o plantio de  30 mudas da árvores na área do Parque Tecnológico de São José dos Campos, com a participação de estudantes da UNESP SJC e apoio das empresas instaladas no Parque Tecnológico.

Plantio de árvores :  para compensação de carbono e evitar assoreamento dos rios

A atividade do plantio de árvores nativas foi planejada desde o lançamento da campanha de compensação de gases de efeito estufa, durante a realização, no ano passado, da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Vale do Paraíba, com o tema “A Matemática está em tudo!”. Nesse evento, houve a participação de cerca de 400 estudantes da rede escolar de diversas cidades da região, organizado pelo Cemaden Educação, Unesp e Inpe, em São José dos Campos, entre os dias 25 e 28 de outubro.

Na programação da SNCT, foram previstas ações de educação ambiental e de redução de riscos de desastres, entre elas, a de compensação de carbono. Foi desenvolvido estudo, contabilizando a emissão total CO² (gases de efeito estufa) emitidos durante o evento, pelo professor Getúlio Martins (Faculdade de Roseira) e, posteriormente, a produção de mudas de espécies nativas pelo Viveiro Florestal de Taubaté.

O plantio das árvores nativas  tem a finalidade de estimular ações de educação ambiental nas escolas envolvidas, trabalhando com os estudantes  sobre a importância do plantio de espécies nativas para o sequestro de carbono, restauração ecológica, melhoria da qualidade ambiental e prevenção de riscos socioambientais.

  

 (Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …