Capa » Noticias » Cemaden finaliza instalação de sensores geotécnicos em Teresópolis (RJ)

Cemaden finaliza instalação de sensores geotécnicos em Teresópolis (RJ)

sensores-post

Os equipamentos permitirão estudar e identificar os momentos preliminares e críticos que antecedem o deslizamento, de forma a obter dados com maior confiabilidade para a emissão de alertas de riscos desse desastre natural, complementando os dados e informações da rede observacional de monitoramento. Nove municípios brasileiros receberam esses sensores geotécnicos, dentro do Projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos do Cemaden. 

A conclusão do trabalho da instalação dos sensores geotécnicos no município de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, será feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entre os dias 19 e 22 de setembro.  Nesse período, uma equipe de pesquisadores do Cemaden estará acompanhando os trabalhos de instalação e configuração dos equipamentos, junto à equipe da Defesa Civil do município.

Os sensores geotécnicos fazem parte do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos do Cemaden/MCTI para acompanhar, com maior precisão, a movimentação de terra em morros e encostas nas áreas de riscos de deslizamentos. São equipamentos de alta tecnologia que estão sendo  instalados nas áreas vulneráveis a deslizamentos de nove municípios, em várias regiões do País.

Em Teresópolis, a Estação Total Robotizada (ETR) já foi instalada na Paróquia de São Pedro, no Bairro São Pedro. A conclusão da instalação de 100 prismas na Comunidade do Rosário ocorrerá  a partir da próxima semana até o final deste mês.

Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos

A Estação Total Robotizada (ETR) é um sensor geotécnico que emite sinal infravermelho, o qual é refletido nos 100 prismas (ou espelhos)  instalados nos morros e encostas do município. Esses sinais emitidos permitem captar até pequenas movimentações de terra dos morros, abrangendo uma área circundada de encostas em 360 graus, cobrindo até 2,5 km de extensão.

Os dados coletados pelos equipamentos serão enviados, via internet, ao Cemaden, possibilitando acompanhar e monitorar qualquer risco de deslizamentos das encostas. A partir das pesquisas, as informações e dados obtidos darão subsídios para aprimorar a emissão de alertas prévios de movimentos de massa com maior confiabilidade.

Os moradores das áreas de riscos de deslizamentos de Teresópolis estão  sendo informados e esclarecidos sobre as instalações desses aparelhos próximos às moradias. Esses equipamentos não causam quaisquer interferências em outros equipamentos e nem impactos às áreas onde serão instalados.

O município de Teresópolis já tem parceria com o Cemaden, com 19 (dezenove)  pluviômetros automáticos instalados em locais próximos a áreas de risco de desastres. Os pluviômetros têm a função de medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada, durante um determinado tempo e local,  para monitoramento do município.

Além de Teresópolis, os sensores geotécnicos já foram instalados nos municípios de Mauá e Santos, no estado de São Paulo; em Blumenau, em Santa Catarina; Nova Friburgo e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro; em Recife, no estado de Pernambuco; em Salvador, na Bahia e  em fase de  finalização no município de Angra dos Reis, também no Rio de Janeiro.

Dentro do projeto de Monitoramento de Morros para Prevenção de Riscos de Deslizamentos, na primeira etapa, cada um dos nove municípios  recebeu uma Estação Total Robotizada, acompanhada de 100 prismas. Na segunda etapa do projeto, serão instalados mais um conjunto de equipamentos de monitoramento, composto por 15 plataformas de coleta de dados. Cada plataforma é integrada por um pluviômetro e seis sensores de umidade do solo, que coletam dados sobre quantidade de chuvas acumuladas e de água no solo, complementando as informações sobre possíveis riscos de deslizamentos.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …