Capa » Noticias » Cemaden implanta mais um radar meteorológico

Cemaden implanta mais um radar meteorológico

Em fase de testes, o radar meteorológico instalado no município de Almenara, no estado de Minas Gerais, já está enviando dados, desde o dia 25 de novembro, ao Centro Nacional de Monitoramento de Alerta e Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O radar  monitora áreas vulneráveis à ocorrência de inundações, enxurradas e eventos geológicos, como deslizamento de encostas.

O raio de alcance do radar meteorológico de Almenara é de 250 km, permitindo o monitoramento das áreas de riscos na região nordeste de Minas Gerais, abrangendo a região sul e sudeste da Bahia, além da região oeste do Espírito Santo. Esse será o nono radar instalado pelo Cemaden dentro do Projeto de Radares Meteorológicos.

Atualmente, a Sala de Situação de Monitoramento do Cemaden utiliza dados de natureza meteorológica de 27 radares em operação no Brasil, em parceria com diversas instituições públicas, monitorando 821 municípios de forma contínua, por 24 horas, nos sete dias da semana.

O projeto de instalação de radares é um dos objetivos estratégicos do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, implantado pelo governo federal em 2012, para ampliar a rede de observação das condições do tempo e clima no território brasileiro.

Para o coordenador do Projeto Radares do Cemaden, Carlos Frederico de Angelis, o cumprimento das metas de ampliação da rede de monitoramento de eventos climáticos  representa um avanço dentro do plano nacional. “Hoje, podemos monitorar as áreas de riscos, de forma contínua, dos  821 municípios considerados prioritários, permitindo emitir alertas antecipados sobre o risco de ocorrência de desastres naturais.” , afirma o coordenador Angelis. “O trabalho visa, principalmente, salvaguardar a vida da população exposta ao risco.”

As localidades escolhidas para receberem os radares foram definidas após discussões entre os grupos de trabalho envolvendo os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, das Cidades, da Integração Nacional, da Defesa e da Casa Civil.

Projeto Radares e outros projetos de monitoramento

A aquisição e a instalação de novos radares meteorológicos estão sendo conduzidas pelo Cemaden-MCTI em parcerias com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Universidade Federal de Alagoas ( Ufal) e outras instituições nacionais e regionais.

 O Cemaden-MCTI já instalou  radares nos municípios de Natal (RN), Petrolina (PE), Salvador (BA), Jaraguari (MS), São Francisco (MG), Maceió (AL), Santa Tereza (ES), Três Marias (MG),  e  o último, em Almenara (MG).

 Além dos radares meteorológicos, o Cemaden mantém uma rede nacional de monitoramento e alertas, envolvendo parcerias e outros instrumentos para o monitoramento ambiental. Outra meta, [é atingir o total de 2.500 pluviômetros automáticos, instalados até o fim deste ano,  além da implantação de plataformas para monitoramento da umidade do solo.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …