Capa » Noticias » Cemaden integra o projeto de Sistema de Informações sobre Secas no sul da América do Sul

Cemaden integra o projeto de Sistema de Informações sobre Secas no sul da América do Sul

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) –  faz parte do grupo de instituições que representam o Brasil na composição dos seis países que integram o Centro Regional do Clima para o Sul da América do Sul, entidade que produz e dissemina informações climáticas, fornecendo subsídios aos tomadores de decisões em setores da sociedade sensíveis à variabilidade e mudanças climáticas.

Dentro da agência sul americana, o Cemaden integra o Sistema de Informações sobre Secas para o Sul da América do Sul (SISSA), instituição virtual que disponibiliza dados, informações e conhecimento sobre secas para mitigar ou reduzir os impactos desse fenômeno climático. O  SISSA é um desenvolvimento conjunto dos serviços meteorológicos, hidrológicos e outras instituições da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O sistema de informações do SISSA está estruturado em torno de três eixos principais: implementar ferramentas para monitorar o início, a severidade e a duração de uma seca; antecipar o tipo e a magnitude dos impactos em diferentes setores; e promover coordenação e planejamento entre instituições e setores afetados, antes que um evento seco seja instalado.

“A disponibilização de dados, informações e conhecimento sobre a seca permite apoiar governos, instituições e sociedade civil para ações de mitigação e redução de seus impactos em suas regiões, por meio da elaboração, planejamento e melhorias no monitoramento e previsão da seca.” , afirma o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.

“A seca é um dos eventos climáticos de maior impacto em nível global. Tem impactos econômicos, ambientais e até sociais. É um fenômeno muito complexo, por isso, em geral, com ações tardias, quando a seca já se instalou ”, afirma Celeste Saulo, diretora substituta do Centro Regional do Clima para o Sul da América do Sul (CRC-SAS) , entidade na qual se baseia o Projeto SISSA.

Para o desenvolvimento das atividades, o SISSA tem o  apoio financeiro do Programa de Bens Públicos Regionais,  do Banco Interamericano de Desenvolvimento e  do Programa Euroclima,  financiado pela União Européia, por meio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Os mapas, índices e gráficos que caracterizam a situação atual e possível evolução da seca nas regiões do sul da América do Sul, estão disponibilizados no site do SISSA, pelo endereço :

https://sissa.crc-sas.org/

Mais informações sobre o Sistema de Informações sobre Secas para o Sul da América do Sul  estão disponibilizados no vídeo :

https://youtu.be/wD4fKpQAvy8

Fonte : Ascom/Cemaden com Imprensa/SISSA

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …