Capa » Projetos » Projetos Participativos » Cemaden Educação » Cemaden lança campanha nas escolas no mês de reflexão sobre prevenção de riscos de desastres naturais

Cemaden lança campanha nas escolas no mês de reflexão sobre prevenção de riscos de desastres naturais

13 de outubro foi estabelecido pela ONU como o Dia Internacional da Redução de Desastres. No mês de outubro, período de reflexão sobre o tema, o Projeto Cemaden Educação lança a campanha #AprenderParaPrevenir convidando as escolas de todo o país a mostrarem suas práticas, ações e ideias sobre prevenção e redução de riscos e desastres.

A campanha #AprenderParaPrevenir foi lançada pelo Projeto Cemaden Educação e visa promover espaços de diálogo para a mobilização das comunidades escolares em torno do tema  “Educação em prevenção de riscos de desastres socioambientais”. Esta é uma iniciativa conjunta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo.

As escolas de todo o território nacional estão sendo convidadas, nesta campanha, a compartilhar suas práticas e ações desenvolvidas, relatar os resultados obtidos ou mesmo criar uma nova proposta ligada à temática, de acordo com o guia de orientações da campanha (http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir. O envio dos trabalhos deverá ser feito nesse hotsite por meio de fotos, vídeos e relatos até 18 de novembro. As escolas participantes receberão certificado e concorrem ao sorteio de um pluviômetro semiautomático.

 “A campanha relâmpago #AprenderParaPrevenir é quase um pretexto pedagógico para que as escolas, em especial as localizadas em municípios monitorados pelo Cemaden, abordem o tema de educação em prevenção e redução de riscos de desastres”, afirma a coordenadora do Projeto Cemaden Educação, pesquisadora Rachel Trajber. “Esta pode também ser uma boa oportunidade para as Defesas Civis estaduais e municipais atuarem junto às escolas, somando esforços na construção e fortalecimento de escolas e comunidades sustentáveis e resilientes”, acrescenta a pesquisadora.

A campanha foi apresentada, no último dia 7 de outubro, durante a videoconferência com transmissão aberta e ao vivo no site da Rede do Saber (SEE-SP) http://www.rededosaber.sp.gov.br, com palestras de representantes das três instituições proponentes.

#AprenderParaPrevenir se estenderá até 18 de novembro. Todas as informações estão disponíveis em: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir .

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …