Lançada no último sábado (17), a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tem a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do MCTI – com a apresentação, no próximo dia 21 de outubro, do trabalho sobre monitoramento e emissão de alerta dentro da temática deste ano : “Inteligência Artificial”.
Com o título “Uso de Inteligência Artificial em auxílio ao monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais no Cemaden”, a apresentação será feita pelo tecnologista do Cemaden, João Victor Garcia, cientista da computação, atuante nas temáticas: inteligência artificial, ciência de dados, modelagem estatística, processamento de imagens e meteorologia. A palestra será transmitida às 10 horas, nesta quarta-feira (21), pelo canal YouTube do MCTI.
Na abordagem da palestra, serão apresentadas as principais iniciativas relacionadas à Inteligência Artificial (IA), atualmente em desenvolvimento no Cemaden, para subsidiar as atividades continuadas de monitoramento e emissão de alertas de desastres, deflagrados por eventos de origem hidro-meteorológicos. No contexto do desenvolvimento de ferramentas para auxiliar o processo de tomada de decisão no Cemaden, serão destacadas as potenciais aplicações e os desafios, bem como as perspectivas de desenvolvimento e futuras pesquisas na área da ciência de dados.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) se estenderá até o dia 23 (sexta-feira), promovendo eventos, em todo o Brasil, para dar visibilidade à ciência, desenvolvimentos e inovações produzidos por instituições nacionais de pesquisa. A ideia é popularizar esse tipo de conhecimento para os cidadãos, principalmente, os mais jovens.
Programação do Cemaden para o Mês Nacional de Ciência e Tecnologia (MNCT)
Para expandir as atividades da SNCT, desde o ano passado, o mês de Outubro ficou definido pelo governo federal como o Mês Nacional da Ciência. Tecnologia e Inovações (MNCT). O objetivo é o de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades da área, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a comunicação.
Durante todo o mês, cerca de três mil atividades devem ser promovidas por 66 instituições ligadas aos governos federal, estaduais e municipais, escolas, centros de pesquisa e entidades da sociedade civil.
O Cemaden participará com oito diferentes atividades no próximo dia 04 de novembro, durante todo o dia, por transmissão pelo Canal YouTube do MCTI.
1ª atividade: 9:00 – 9:50: Apresentação Institucional do Cemaden
Descrição da apresentação institucional: vídeo, Webtalk institucional da direção, coordenações do Cemaden e participação de pesquisadores.
– Osvaldo Moraes – diretor do Cemaden.
– Regina Alvalá – diretora substituta do Cemaden e Coordenadora de Relações Institucionais.
– Marcelo Seluchi – coordenador-geral de Operações e Modelagem.
– José Marengo – coordenador – geral de Pesquisa e Desenvolvimento
– Sílvia Saito – pesquisadora da área de Desastres Naturais.
– Adriana Cuartas – pesquisadora da área de Hidrologia.
– Ana Paula Cunha – pesquisadora da área de Agrometeorologia.
– Liana Anderson – pesquisadora da área de riscos e desastres associados à incêndios florestais
2ª atividade: 10:00 -10:50. Palestra: Avanços científicos na modelagem geodinâmica em subsídios ao monitoramento e alertas de desastres
Rodolfo Moreda Mendes – pesquisador do Cemaden na área de Geodinâmica fará a apresentação dos avanços técnico-científicos aplicados ao monitoramento de variáveis ambientais e modelagens geodinâmica em escala local e regional, visando a emissão de alertas de deslizamentos em encostas urbanas.
3ª atividade: 11:00 -11:50: Atividade Prática: Com-ciência se aprende a prevenir desastres
Programas Cemaden Educação e WASH – pesquisadores: Victor Mamana – (Programa WASH), Rachel Trajber, Débora Olivato, Maria Velloso, Carla Panzeri (Programa Cemaden Educação). A oficina pretende promover um diálogo entre ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres, a partir da experiência prática do Programa Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres e do Programa WASH – Workshop de Aficionados em Software Hardware.
4ª atividade: 12:00 – 12:50. Palestra: Novas Tecnologias para monitoramento de desastres de origem hidrometeorológicos
Carlos Frederico de Angelis – pesquisador na área de sensoriamento remoto da atmosfera e estimativa de precipitação, coordenador substituto de Relações Institucionais do Cemaden- fará a palestra abordando sobre as variáveis deflagradoras de desastres naturais que exigem uma lógica própria de monitoramento, a qual se difere da metodologia usada por outros setores como agricultura, recursos hídricos, aviação, entre outros. As condições de monitoramento usando sensores convencionais nem sempre são ideais para ajudar no conhecimento antecipado do risco de ocorrência de um desastre, o que cria uma carência de novas metodologias de monitoramento e novos tipos de sensores específicos para o monitoramento de desastres. A palestra irá mostrar alguns sensores utilizados no monitoramento de desastres, e, também, abordará o uso de novas tecnologias para essa finalidade. Por fim, serão abordados os novos campos de pesquisas voltados ao uso dessas novas tecnologias, voltadas ao monitoramento de desastres.
5ª atividade: 15:00 – 15:50. Palestra: Inteligência computacional e tecnologia da informação para monitoramento de desastres em uso no Cemaden
Eduardo Fávero Pacheco da Luz – chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados (DIPIN) e tecnologista da Informação. Em sua palestra, serão apresentados os principais desenvolvimentos relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), atualmente em uso no Cemaden para sua atividade continuada de monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais. A integração entre as fontes de dados e os principais sistemas de software e ferramentas em desenvolvimento para auxiliar o processo de tomada de decisão no Cemaden serão destacados, assim como perspectivas de desenvolvimentos e pesquisas futuras na área de inteligência computacional.
6ª atividade: 16:00 – 16:50. Entrevista com o Dr. Osvaldo Moraes, diretor do Cemaden.
7ª atividade: 17:00 – 18:50. Workshop Avanços na Ciência dos desastres e importância das Cooperações interinstitucionais
Participantes:
Regina Alvalá – Diretora Substituta e Coordenadora de Relações Institucionais.
Armin Augusto Braun – Diretor do Cenad.
Alice Silva de Castilho – Diretora de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM.
Jorge Pimentel – Pesquisador da área de mapeamento geológico-geotécnico de barragens, túneis e áreas de risco. Trabalhou 27 anos na CPRM.
Vinícius Roman – Coordenador de Eventos Críticos da ANA.
Cláudio Stenner – Coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE.
8ª atividade: 19:00 – 19:50. Palestra Master: Mudanças Climáticas e Desastres
Carlos Afonso Nobre – -pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e Presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. O palestrante abordará o estado da arte das pesquisas em mudanças climáticas, eventos extremos e riscos de desastres de origem climática.
Fonte: Ascom/Cemaden