Capa » Noticias » Cemaden participa de evento no Reino Unido para tratar sobre pesquisas em Matemática e Desastres Naturais

Cemaden participa de evento no Reino Unido para tratar sobre pesquisas em Matemática e Desastres Naturais

 

Pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) participaram de evento científico no Centro Internacional de Ciências Matemáticas (Internacional Centre for Mathematical Sciences – ICMS), na cidade de Edimburgo, na Escócia, para tratar sobre financiamentos em pesquisa na área de Matemática e Desastres Naturais, com apoio do Conselho de Ciências Matemáticas “Council for Mathematical Sciences”, do Reino Unido.

Sendo os únicos representantes do Brasil, os pesquisadores do Cemaden, Leonardo Bacelar, da área de Modelagem Integrada, e Cassiano Bortolozo, de Geodinâmica, receberam o convite para participarem do evento científico,  após a organização do “International Workshop on Mathematics of Climate Change and Natural Disasters“,  realizado em São José dos Campos (SP), em agosto do ano passado (http://www2.cemaden.gov.br/cemaden-apoia-e-participa-de-evento-internacional-de-matematica-e-desastres-naturais/). Nesse workshop, foram abordadas as contribuições das ciências exatas na pesquisa em mudança climática e iniciativas para adaptação, resiliência e mitigação de desastres. Esse evento teve o objetivo de formalizar parcerias para criar uma rede de pesquisa, além de estabelecer  projetos colaborativos entre as instituições nacionais e internacionais.

No evento internacional na Escócia, ocorrido no final de fevereiro, a comunidade científica matemática discutiu sobre projetos de pesquisa  de maior impacto em temas do  Global Challenges Research Fund (http://www.rcuk.ac.uk/funding/gcrf/).Foram apresentadas e discutidas as propostas de pesquisa para serem selecionadas e receberem o apoio de recursos do fundo de financiamento de £1.5 bilhões de libras ( cerca de 6,7 bilhões de reais).

“Apresentamos as linhas de pesquisa do Cemaden, destacando o potencial para envolvimento de matemáticos e registrando o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional a futuros projetos na área”, informa o pesquisador Leonardo Santos.

O evento contou com 60 participantes, reunindo cientistas de outros países em desenvolvimento, como a Índia, Laos, Malásia e Colômbia, países da África, além dos cientistas de várias universidades do Reino Unido.

“Creio que o evento foi muito importante para apresentar o Cemaden e suas linhas de pesquisa para pesquisadores da Europa, Ásia e África. Também mostramos o grande potencial da pesquisa nacional e as perspectivas de novas parcerias e financiamentos internacionais são muito promissoras.”, enfatiza o pesquisador Cassiano Bortolozo.

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Pesquisadores do Cemaden Cassiano Bortolozo e Leonardo Santos com o prof. Tristan Pryer, da University of Reading ao centro.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …