Capa » Noticias » Cemaden participa de mostra de ciência, tecnologia e inovação na 71ª Reunião da SBPC

Cemaden participa de mostra de ciência, tecnologia e inovação na 71ª Reunião da SBPC

A ciência e tecnologia aplicadas no monitoramento e emissão de alerta de desastres socioambientais, bem como as atividades de pesquisa e de prevenção de desastres, estão sendo mostradas a estudantes, profissionais e público em geral pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante a 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em Campo Grande, desde o dia 21 até o dia 27 de julho.

O Cemaden está com estande na Avenida da Ciência – espaço da 71ª Reunião para a ExpoT&C – na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre as instituições do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A ExpoT&C faz parte da mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) reunindo centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

O estande do Cemaden expõe equipamentos de monitoramento, mostra como se processa o monitoramento dos 958 municípios brasileiros (classificados como prioritários) e os trabalhos para a prevenção de desastres como deslizamentos, inundações e secas.  O estande contou com o apoio e parceria da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul e  da Defesa Civil Municipal de Campo Grande, que apresentam o trabalho, em conjunto com o Cemaden, na prevenção e resposta aos desastres.

Na ExpoT&C, o Programa Cemaden Educação está apresentando o trabalho desenvolvido junto a escolas públicas, universidades e Defesas Civis, mostrando a importância da conscientização da população para as vulnerabilidades. Está reforçando a divulgação da Campanha #AprenderParaPrevenir, incentivando a participação da divulgação das comunidades escolares, universidades e Defesas Civis para o compartilhamento de projetos voltados à prevenção de desastres socioambientais.

Programação do Cemaden durante a 71ª Reunião da SBPC-

Palestras

Além do estande na ExpoT&C, o Cemaden participa da programação de palestras, no Auditório Pantanal e Cerrado, da UFMS.

Foi apresentada a palestra “Prevenção e Reflexão Socioeconômica de Desastres Naturais, realizada no último dia 23, pela palestrante Selma Regina Simões Santos, analista em ciência e tecnologia da Gestão e Articulação Interinstitucional do Cemaden.

No dia 24, foi abordado o tema :  “Evento Adverso Hidrológico: Sistema de Monitorização, Alerta e Alarme em Campo Grande/MS ”,  palestra proferido pelo Cel. Armindo de Oliveira Franco, da Defesa Civil de Campo Grande.

No dia 25, foi abordado o tema “Cemaden Educação :  escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres”, palestra dada pela pesquisadora do Cemaden Educação, Débora Olivato.

Hoje  (26), a programação traz como palestrante, a diretora substituta e coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, Regina Célia dos Santos Alvalá, abordando sobre “Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais”.

Oficinas

Durante três dias alternados da semana (22, 24 e 26), foram realizadas oficinas pelo Cemaden Educação, no período da tarde (14 às 15 horas), com o tema : “Aprendendo a criar uma rede de monitoramento de desastres e construir seu próprio equipamento pluviométrico.” Essas oficinas estão sendo coordenadas pela pesquisadora do Cemaden Educação, Débora Olivato.

Nos dias 23 até hoje (26), a tecnologista da Sala de Situação do Cemaden, meteorologista Marina Tanaka coordenou as oficinas,  no período da manhã, com o tema: “Interpretando as notícias de monitoramento de desastres naturais”.

Sobre a 71ª Reunião da SBPC

A 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada nesta semana  ( de 21 a 27 de julho), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS). Neste ano, o evento teve como tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”. Mais informações podem ser obtidas no endereço : http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/

(Fonte: Ascom-Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …