Capa » Noticias » Cemaden participa de seminário sobre estratégias para redução de riscos e desastres em São Paulo

Cemaden participa de seminário sobre estratégias para redução de riscos e desastres em São Paulo

Com o objetivo de avaliar estratégias e ações de redução de risco e desastres, desenvolvidos em 2020, em diferentes níveis governamentais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – participou do XII Seminário: Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo, promovido pelo Instituto Geológico (IG), pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e pela Casa Militar e Defesa Civil de São Paulo.

O pesquisador da área de geodinâmica do Cemaden, Márcio Andrade,   apresentou os resultados do estudo “Limiares de chuva crítica e cenários de deslizamentos na Baixada Santista para a emissão de alertas”,  realizado por pesquisadores e tecnologistas do Cemaden, em coprodução com as Defesas Civis de Cubatão, Santos, Guarujá e São Vicente. Os resultados consistem em parâmetros pluviométricos, que podem ser aplicados nos sistemas de alertas antecipados de deslizamentos (SAAD) das diferentes esferas de governo envolvidas.

Os cenários apresentados no estudo correspondem a contextos de severidade gradual, com cenário de deslizamentos ocasionais em áreas de elevada vulnerabilidade, cenário de deslizamentos múltiplos em eventos mais severos com impactos potenciais maiores. Além desses, foi apresentado o cenário de deslizamentos extremos, como o ocorrido no mês de março deste ano, que ocasionou um dos maiores desastres naturais da história da região. Os resultados são voltados para estabelecimento de níveis operacionais em salas de operação,  que efetuam monitoramento de chuvas e emitem alertas antecipados de deslizamentos.

O projeto Rede de Monitoramento Geotécnico do Cemaden  – financiado pela Agência Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP com recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)  promove avanços no gerenciamento de desastres de movimentos de massa, em parceria com  instituições municipais e estaduais do Brasil por meio de pesquisas científicas e tecnológicas, que também contam com a parceria das universidades como a Universidade Estadual Paulista (Unesp-ICT São José dos Campos) e  a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O XII Seminário: Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo foi transmitido pelo YouTube e está disponível no link:

https://www.youtube.com/watch?v=06hAG7wb4DQ

(Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …