Os danos causados pelas tempestades ao setor elétrico e a projeção dos cenários futuros serão abordados no documentário “Ameaças do Céu”, a ser exibido hoje (14), às 18h20, no Canal History 2, com a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)- entre os depoimentos dos cientistas e gestores do sistema elétrico brasileiro.
O documentário mostra que 1% das tempestades (do total de 5 mil registradas) são consideradas severas, com potencial de causar deslizamentos, enchentes vendavais, tornados e temporais, com grande concentração de raios e chuvas intensas, afetando o setor elétrico. Essas tempestades que ocorrem até o final do verão são responsáveis por 80% das interrupções do sistema elétrico, conforme dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE). Os eventos climáticos severos são hoje responsáveis por prejuízos ao setor elétrico que ultrapassam 100 milhões de reais por ano, e que deverão, em 2030, ultrapassar 200 milhões por ano
Produzido pelo Grupo Storm, com direção de Iara Cardoso, o documentário “Ameaças do Céu” conta com apoio do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e estreia hoje, dia 14 de setembro, às 18h20, na grade do canal americano History 2. A reprise acontece no dia 15 de setembro, 6h50.
O documentário mostra uma simulação inédita de como o Sistema Interligado Nacional (SIN), operado pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), enfrenta os desafios do clima para manter as luzes acesas. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, o Brasil é o país com a maior incidência de tempestades do mundo: 500 mil tempestades por ano. Com credibilidade, o documentário retrata, pela primeira vez, de forma leve e dinâmica, os bastidores do setor elétrico brasileiro frente aos desafios das mudanças climáticas.
Atualmente, além das atividades de monitoramento, emissão de alertas e pesquisas sobre desastres de origem hidro-meteorológico, mensalmente, o Cemaden elabora o Boletim de Previsão de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, apresentando o diagnóstico e os cenários futuros mais prováveis de impactos em diferentes setores produtivos do Brasil, com ênfase na agricultura familiar e nos recursos hídricos. O Cemaden, também, fornece subsídios aos órgãos governamentais para a tomada de decisões estratégicas na gestão da geração de energia elétrica e dos recursos hídricos dos principais reservatórios e açudes.
O History 2 pode ser sintonizado nos canais :NET/Claro: 94/594; Sky: 477; Vivo: 368/839; Vivo Fibra: 97/597 e Oi: 99.
(Fonte: Ascom/Cemaden)