Capa » Noticias » Cemaden participa do documentário sobre impactos do clima no setor elétrico brasileiro

Cemaden participa do documentário sobre impactos do clima no setor elétrico brasileiro

Os danos causados pelas tempestades ao setor elétrico e a projeção dos cenários futuros serão abordados no documentário “Ameaças do Céu”, a ser exibido hoje (14), às 18h20, no Canal History 2, com a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)-  entre os depoimentos dos cientistas e gestores do sistema elétrico brasileiro.

O documentário mostra que 1% das tempestades (do total de 5 mil registradas) são consideradas severas, com potencial de causar deslizamentos, enchentes vendavais, tornados e temporais, com grande concentração de raios e chuvas intensas, afetando o setor elétrico. Essas tempestades  que  ocorrem  até o final do verão são responsáveis por 80% das interrupções do sistema elétrico, conforme  dados  da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) e da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE). Os eventos climáticos severos são hoje responsáveis por prejuízos ao setor elétrico que ultrapassam 100 milhões de reais por ano, e que deverão, em 2030, ultrapassar 200 milhões por ano

Produzido pelo Grupo Storm, com direção de Iara Cardoso, o documentário “Ameaças do Céu” conta com apoio do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e estreia hoje, dia 14 de setembro, às 18h20, na grade do canal americano History 2. A reprise acontece no dia 15 de setembro, 6h50.

O documentário mostra uma simulação inédita de como o Sistema Interligado Nacional (SIN), operado pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), enfrenta os desafios do clima para manter as luzes acesas. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, o Brasil é o país com a maior incidência de tempestades do mundo: 500 mil tempestades por ano. Com credibilidade, o documentário retrata, pela primeira vez, de forma leve e dinâmica, os bastidores do setor elétrico brasileiro frente aos desafios das mudanças climáticas.

Atualmente, além das atividades de monitoramento, emissão de alertas e pesquisas sobre desastres de origem hidro-meteorológico, mensalmente, o Cemaden elabora o Boletim  de Previsão de Impactos em Atividades Estratégicas para o Brasil, apresentando o diagnóstico e os cenários futuros mais prováveis de impactos em diferentes setores produtivos do Brasil, com ênfase na agricultura familiar e nos recursos hídricos. O Cemaden, também, fornece subsídios aos órgãos governamentais para a tomada de decisões estratégicas na gestão da geração de energia elétrica e dos recursos hídricos dos principais reservatórios e açudes.

O History 2 pode ser sintonizado nos canais :NET/Claro: 94/594; Sky: 477; Vivo: 368/839; Vivo Fibra: 97/597  e Oi: 99.

(Fonte: Ascom/Cemaden)

 

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …