Na próxima sexta-feira (05), a partir das 9 horas da manhã, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) participará da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, com estande no Science Days 2019 no Brasil, evento que ocorrerá em São José dos Campos (SP), nos dias 5 e 6 de abril, no Pavilhão da Gaivota, do Parque da Cidade.
O Science Days Brazil é uma grande feira de tecnologia, inspirado no Dia do Espaço da Flórida, promovendo a educação e a sensibilização dos estudantes e público em geral, sobre a importância da ciência e tecnologia, indústria aeroespacial e seu impacto na economia.
O evento está sendo organizado pelo Instituto Alpha Lumen, que traz pela terceira vez a edição do Science Days para São José dos Campos. O objetivo é reunir entidades, grupos de pesquisa, startups e empresas para inspirar jovens e crianças, universitários, empreendedores e público em geral a exercer a vocação da cidade como polo tecnológico do Brasil.
No estande do Cemaden – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – será instalado o telão da Sala de Situação, onde ocorre o monitoramento em todo o território nacional, em tempo real, dos 958 municípios, mapeados com áreas de risco de desastres geo-hidrológicos ( como deslizamentos, inundações e alagamentos). Também, serão realizadas oficinas e palestras, ministradas por tecnologistas e pesquisadores do Cemaden.
Programação do Cemaden
Na programação das atividades a serem realizadas nos dois dias do evento, no estande do Cemaden estão previstas a apresentação dos equipamentos da Rede Observacional do Cemaden e a realização de oficinas do simulado da Sala de Situação, oficinas contínuas, a cada hora, de confecção de pluviômetro artesanal.
Na programação do Cemaden, estão previstas as seguintes palestras : na sexta-feira 05/04, às 10 horas, palestra com o tema “Cemaden Educação: Rede de Escolas e Comunidades na Prevenção de Desastres” – abordada pela pesquisadora do Cemaden Educação, Maria Francisca Velloso. Ainda na sexta, às 15 horas, ocorrerá a palestra “ O Papel da Ciência no conhecimento de fenômenos de desmatamento, secas e incêndios florestais de forma a subsidiar políticas públicas na Amazônia”, que será ministrada pela pesquisadora do Cemaden, Liana Anderson.
O grupo científico de Matemática de Desastres – parceria entre Cemaden, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e outras instituições – vai apresentar um desafio com três problemas de Matemática relacionados ao tema “Desastres”. As 15 primeiras pessoas que acertarem as questões terão a possibilidade de conhecer as sedes do Cemaden e da Unifesp, em São José dos Campos, em data e hora a ser agendada, posteriormente.
( Fonte: Ascom-Cemaden)