Capa » Noticias » Cemaden promove o compartilhamento e balanço do treinamento técnico realizado no Japão

Cemaden promove o compartilhamento e balanço do treinamento técnico realizado no Japão

20160803_142851

As discussões e abordagens foram feitas dentro da programação periódica da Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, na sede do  Cemaden, em São José dos Campos, ocorrida na tarde desta quarta-feira (03) e transmitida por videoconferência ao Cemaden de Cachoeira Paulista (SP).

Pesquisadores e tecnologistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações apresentaram as experiências e conhecimentos técnicos das políticas, projetos e metodologias de prevenção e do sistema de alerta para prevenção de desastres do Japão, obtidos durante o treinamento  realizado nesse país, entre outubro e novembro de 2015.

O treinamento técnico da equipe do Cemaden integra as ações do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Projeto Gides), no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre Brasil e Japão. Essa cooperação técnica foi firmada entre os Ministérios da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações,  das Cidades, da Integração Nacional  e a Agência de Cooperação Internacional do Japão – Jica.

A equipe do Cemaden apresentou o comparativo entre os sistemas de monitoramento de alerta, bem como as ações de resposta no Brasil e no Japão. As visitas e treinamentos ocorreram nas agências de monitoramento (Fire and Disaster Management Agency –FDMA e a Japan Meteorological Agency – JMA) e no Governo Provincial e Prefeituras das cidades de Nagano e Nagasaki.

Entre os resultados desse treinamento técnico ao Cemaden, está a de  maior integração e cooperação técnica entre os pesquisadores brasileiros e japoneses, além da finalização do Manual de Monitoramento e Alertas e do novo Protocolo de Transmissão de Alertas. Esses manuais estão em processo de aplicação nos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis (RJ) e de Blumenau (SC), cidades pilotos integrantes do Projeto Gides. O objetivo é sistematizar e aprimorar as emissões de alertas de risco de deslizamentos, com um planejamento de regras e ações junto às comunidades vulneráveis a riscos de desastres naturais. Posteriormente, os procedimentos serão aplicados nas áreas de risco dos municípios monitorados, em todo o território nacional.

Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”

Promover o intercâmbio científico e ampliar os debates e pesquisas sobre monitoramento e redução de riscos de desastres têm sido os objetivos principais da Série de Debates “Ciência, Riscos e Desastres”, instituída, desde 2013,  pelo  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Os debates abordam temas interdisciplinares, associados às áreas de geologia, hidrologia, meteorologia, desastres naturais, e outras áreas afins, como, por exemplo, educação e  sociologia, os quais focam a prevenção dos riscos de desastres naturais.

Para as palestras e discussões, também são convidados pesquisadores de outras instituições científicas e de universidades, tanto nacionais como internacionais, além de representantes dos três níveis de governo. O objetivo é fortalecer a interface entre ciência e formulação de políticas públicas.

Programação para Agosto de 2016

As apresentações da Série de Debates acontecem na Sala de Imprensa do Cemaden e são transmitidas pelo youtube  no endereço  :  https://www.youtube.com/channel/UCli7dG6pJ6wPkJs53x3FK-w

08/08/2016 – 14h00: “Desastres y Derechos: un diálogo más allá de un sistema de normas y leyes” (Dra. Magdalena Hernández – UAM-Xochimilco/México)

23/08/2016 – 14h00: “Os riscos das mudanças climáticas para o Brasil” (Dr. Carlos Nobre – Coordenador Geral do INCT para Mudanças Climáticas)

25/08/2016 – 14h00: “Vulnerabilidade aos desastres naturais decorrentes de deslizamentos de terra, em cenários de mudanças climáticas, na porção paulista da Serra do Mar” (Dr. Pedro Camarinha – Cemaden).

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …