Capa » Noticias » Cemaden recebe estagiários de pós-graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia

Cemaden recebe estagiários de pós-graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia

Na próxima semana (21 a 25 de novembro), pesquisadores e tecnologistas do  Cemaden farão  palestras e discussões sobre sistema de monitoramento-alerta, desenvolvimentos tecnológicos e linhas de pesquisas em desastres naturais,  direcionadas aos  estagiários de pós-graduação da Universidade Federal do Pará. As atividades fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia, aprovados pela Capes, da Pró-Reitoria de Pesquisas da UFPA, com apoio de cooperação técnica do Cemaden/MCTIC.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) elaborou programação técnico-cientifica incluindo palestras e discussões, a qual será abordada no âmbito de estágio em Mestrado Profissional de cinco acadêmicos e um docente coordenador do curso do Instituto de Geociências, da Universidade Federal do Pará. O estágio, que ocorrerá na semana de 21 a 25 de novembro faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia, da UFPA e será realizado no Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).

O programa de mestrado em Gestão de Riscos e Desastres da Amazônia é um dos sete programas de pós-graduação, que funcionam em rede, inicialmente induzidos nas regiões Sul (Universidade Federal de Santa Catarina), Sudeste (Universidade de São Paulo e Universidade Federal Fluminense), Centro-Oeste (Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Mato Grosso) e  Nordeste (Universidade Federal de Pernambuco).

O curso da UFPA conta com uma grade de disciplinas obrigatórias comuns a todos os cursos integrantes da rede e um estágio obrigatório no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden.

A programação do estágio prevê a apresentação das atividades de monitoramento e alertas, desenvolvidas na Sala de Situação, e também das diversas linhas de pesquisas nas áreas de hidrometeorologia, geodinâmica, educação, desenvolvimentos de tecnologia da informação, entre outras. As discussões envolverão pesquisadores, tecnologistas do Cemaden e os alunos de pós-graduação em Gestão de Riscos e Desastres na Amazônia.

O Mestrado Profissional da UFPA tem a área de concentração em “Minimização de Riscos e Mitigação de Desastres Naturais na Amazônia”, com as Linhas de Pesquisas emAmeaças naturais no ambiente Amazônico” e “Vulnerabilidade de populações em áreas de risco”.

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …