Com o objetivo de conhecer o sistema operacional da Sala de Situação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma equipe do Grupo OceanPact Serviços Marítimos esteve em São José dos Campos, na última semana de abril (25), em reuniões com pesquisadores e tecnologistas para o intercâmbio de conhecimentos sobre monitoramento e rede observacional.
A empresa atua em atividades de proteção e monitoramento ambiental costeiro e marinho, além de dispor de embarcações especializadas para a contenção e recolhimento de vazamentos de óleo no mar e na resposta a emergências. Atualmente, desenvolvem uma plataforma de dados meteoceanográficos no escopo do Projeto CRONOS (Centro de Resposta e Observação do Oceano) – financiado pela Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa) – e estão em fase de montagem da Sala de Situação para o monitoramento de emergências ambiental marítima.
Os visitantes foram recebidos pelo coordenador substituto de Relações Institucionais, Carlos Frederico de Angelis, que fez a apresentação institucional, destacando a rede de monitoramento ambiental do Cemaden.
Na Sala de Situação do Cemaden puderam se inteirar sobre o monitoramento e emissão de alertas de desastres naturais com o tecnologista em Hidrologia, Leandro Casagrande.
Com referência ao desenvolvimento e recursos computacionais, o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados do Cemaden, Eduardo Fávero Luz, apresentou em detalhes as plataformas de coleta dados da rede observacional e suas relevâncias para o monitoramento hidro-geometeorológico.
A programação da visita foi coordenada pela analista de ciência e tecnologia, Selma Santos, da Coordenação de Relações Institucionais do Cemaden.
A equipe do Grupo OceanPact foi integrada pelo diretor da área de TI, Arthur Octavio A. Kós Filho; pelo gerente de Inovação, Leonardo Maciel e pelo coordenador do Projeto CRONOS, Carlos Leandro da Silva Júnior.
A empresa tem visitado instituições nacionais e internacionais que focam monitoramento ambiental, com o intuito de discutir intercâmbio de conhecimentos e aproximação institucional. Os dados da plataforma do Projeto CRONOS são de diferentes fontes e a empresa considera inovação o desenvolvimento de mapas de correntes de superfície, obtidos com radar de alta frequência (com alcance de até 300 km da costa), em tempo quase real.
(Fonte: Ascom/Cemaden)