Capa » Noticias » Cemaden recebe visita de estudantes do Ensino Fundamental I para pesquisa sobre tecnologias e inovação

Cemaden recebe visita de estudantes do Ensino Fundamental I para pesquisa sobre tecnologias e inovação

Três alunas do 5º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Esfera Internacional, de São José dos Campos (SP), visitaram o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no Parque Tecnológico, na última sexta-feira (27). A visita teve o objetivo de coletar informações sobre como a tecnologia pode auxiliar pessoas portadoras de necessidades especiais.

As estudantes Alice Lisboa de 11 anos, Larissa Alvalá, de 10 anos e Valentina Peresi, de 10 anos entrevistaram a analista em ciência e tecnologia do Cemaden, Fernanda Aguiar, para conhecer os diversos softwares utilizados pela servidora: para digitação pela voz, digitação das teclas do telefone por mouse, além do teclado digital com recursos tecnológicos, como parte de suas atividades na Coordenação de Relações Institucionais no Cemaden.

A entrevista, registrada em audiovisual, fez parte das atividades programadas pelas alunas no desenvolvimento do projeto How technologies can help people with disabilities”, no escopo da “Exhibition”. Como parte da conclusão do Ensino Fundamental 1, a Exhibition constitui-se numa das unidades de investigação, adotada pela escola, prevista para possibilitar  que “os alunos  demonstrem seus conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas ao longo do ciclo”.

As alunas também visitaram a Sala de Situação do Cemaden e conheceram o sistema de monitoramento e emissão de alertas de riscos de desastres desenvolvido pelo Cemaden para o monitoramento de deslizamentos, inundações e enxurradas.

(Fonte : Ascom/Cemaden)

Confira também

Monitoramento da qualidade do ar passa a ser realizado em projeto do Cemaden, em parceria com escola de São José dos Campos

Alunos do ensino fundamental e médio participam do projeto, realizando o registro, análise de dados …